Pular para o conteúdo principal

Mudança de Estratégia

Feliz é o candidato que consegue manter o seu discurso durante toda a campanha.

Antes das eleições, a equipe de cada candidato traça uma estratégia, sobre a imagem pública que ele quer passar, o discurso que ele vai manter durante a campanha para conquistar, se não o coração, pelo menos o voto do eleitor. E lá se vão as pesquisas qualitativas, os publicitários e coordenadores em busca das palavras-chaves para se comunicar com o cidadão.

Dessa forma, tanto a candidatura do PT quanto a do Bolsonaro não foram desconstruídas pelo decorrer dos fatos ou dos adversários. Desde o começo, o PT estava aí para fazer o Brasil feliz de novo, apostando na percepção de parte da população que as coisas estavam melhores antes. O mesmo ocorre com o Bolsonaro, que sempre foi a candidatura da defesa do país contra a ameaça comunista (?), contra tudo o que está aí, e pela preservação dos valores conservadores.

Em ambos os casos, são narrativas que estão sendo construídas há algum tempo. Desde que Bolsonaro foi projetado nacionalmente pelo CQC ele segue essa linha de ódio, contra o politicamente correto e de correção moral para mudar isso que esta aí. O PT também foi eficiente em construir a narrativa do golpe, desde o impeachment, passando pela prisão do Lula e, ajudado, principalmente pelo desastre do governo Temer e suas reformas ditas impopulares.

Agora veja o caso do Alckmin. Desde o começo, ele apostou no discurso da experiência de quem foi governador do maior estado brasileiro por 14 anos. Acreditava que era a figura moderada que o país precisava, para acalmar os ânimos nesse momento de polarização. Não deu certo. O momento é de loucura e caos. Ele tentou uma linha mais agressiva para desestabilizar o Bolsonaro, mas quando a ofensiva começou, o candidato do PSL foi esfaqueado e freou a iniciativa. Alckmin então tentou se postar como o candidato da direita que pode vencer o PT no segundo turno. Com a mudança dos ares das pesquisas eleitorais, mostrando que a situação dele e de Bolsonaro são parecidas para o segundo turno, ele perdeu esse discurso. Desde então ele patina em um limbo entre a experiência, o combate ao extremismo, mas sem resultado nenhum. Sua campanha carece de emoção e comoção popular.

Marina Silva tentou em um primeiro momento brigar pelo espólio de Lula e, de certa forma, ela foi a primeira herdeira lulista. Apostava também na moderação e na lembrança das eleições anteriores, fora seu histórico ambiental. Ainda como segundo colocada, ela tentou se fortalecer apostando no voto feminino e na rejeição maior das mulheres ao Bolsonaro. No entanto, Marina foi apenas hospedeira dos votos de Lula e logo que eles começaram a passar para Haddad, ela ficou sem discurso. Apostou na ética, na tranquilidade, também fez discurso contra o PT, mas de nada adiantou.

Ciro Gomes, o último que ainda respira, também iniciou apostando na briga pelos restos eleitorais do Lula, já que todos tinham dúvidas se os mesmos seriam transferidos para o Haddad. Sua grande bandeira sempre foi a história do SPC, aliado ao conhecimento técnico e uma autenticidade que anda tanto em moda. Por mais que tenha conseguido abocanhar alguns votos, a grande maioria logo se transferiu para o petista e Ciro se viu obrigado a ter que bater no PT também. Com a consolidação de Haddad, restará a ele uma busca pelos eleitores que não são nem petistas, nem antipetistas, tentando sugar alguns votos de Marina e Alckmin, ou mesmo das candidaturas menores para ir ao paraíso do segundo turno, onde ele se tornaria favorito contra qualquer um.

Bem, pelo lado positivo, essa mudança é significado de alguma chance de competição. Veja o caso do Álvaro Dias, que começou participando das sabatinas televisivas e agora briga pelo 6º lugar com Meirelles e Amoedo. Se manteve do início ao fim como o candidato da República de Curitiba e, agora que ameaça naufragar de vez, se perde na campanha contra o voto útil, para manter um mínimo de dignidade.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas