Em todas as 66 temporadas da Fórmula 1, poucas vezes um piloto conseguiu vencer as três primeiras corridas. Nessas poucas vezes, o autor da façanha acabou se tornando campeão do mundo. Na 67ª temporada da Fórmula 1, Nico Rosberg conseguiu vencer as três primeiras corridas. O que acontecer de agora em diante entrará inevitavelmente para a história.
Se for campeão, Nico será o segundo filho de campeão a repetir a façanha do pai. O segundo piloto a conquistar o título após dois vice-campeonatos em sequência (Prost foi o primeiro) e talvez a estatística mais impressionante: o piloto que precisou correr mais corridas para ser campeão pela primeira vez. Nigel Mansell é o atual recordista com 176 corridas antes de conquistar o título e Rosberg já largou 188 vezes.
Nico não será o campeão mais brilhante de todos os tempos. Aproveita-se de um carro muito superior em relação a concorrência e mantém a calma enquanto Lewis Hamilton mantém o hábito de entrar em combustão espontânea ainda nas primeiras curvas e precisar fazer corridas inteiras na zona do sufoco.
Por outro lado, Nico pode perder o título. Acredito que em toda a história, nunca um piloto que conquistou as três primeiras corridas pareça tão improvável campeão quanto Rosberg agora. Justamente por ele ser Nico Rosberg.
Até 1960, as 500 milhas de Indianapolis faziam parte do calendário da Fórmula 1, geralmente como a segunda e a terceira corrida do ano. Mesmo dentro do calendário, raríssimos pilotos europeus disputavam a corrida e assim, tecnicamente, ninguém conseguia vencer as três primeiras corridas do ano. No entanto, Fangio duas vezes e Alberto Ascari, uma vez, venceram suas três primeiras corridas e foram campeões.
Depois disso, vencer as três primeiras corridas do ano se tornou um evento incrivelmente raro e apenas em 1991 Ayrton Senna repetiu o feito, vencendo ainda a quarta corrida da temporada. Foi campeão com alguma tranquilidade, apesar de uma aproximação de Mansell com a Williams no meio da temporada.
Em 1992, Nigel Manssel venceu as cinco primeiras corridas do ano. Foi campeão com cinco corridas de antecedência.
Em 1994, Michael Schumacher venceu as quatro disputas iniciais. No entanto, a Benetton cometeu algumas irregularidades, Schumacher também, punido, ele ficou de fora de algumas corridas, Damon Hill tirou uma diferença incrível de pontos e chegou a última etapa do ano, na Austrália, apenas um ponto atrás do alemão. Schumacher forçou um acidente e acabou o campeão polêmico do ano.
Em 1996 Damon Hill iniciou com três vitórias seguidas. Manteve vantagem segura para Jacques Villeneuve durante toda a temporada e conquistou seu único título na categoria.
Em 2000, Michael Schumacher venceu as três primeiras corridas. A McLaren cresceu na temporada e o alemão acabou por ser o único dessa lista a perder a liderança da temporada. No entanto, uma arrancada no final do campeonato o levou ao tricampeonato.
Por fim, em 2004, Schumacher iniciou a temporada com cinco vitórias consecutivas e não é preciso dizer que ele foi campeão com enorme facilidade, ainda no mês de agosto.
Desde então, ninguém conseguiu vencer três corridas em sequência no início do ano. Até Rosberg agora.
Qual história ele irá escrever?
Se for campeão, Nico será o segundo filho de campeão a repetir a façanha do pai. O segundo piloto a conquistar o título após dois vice-campeonatos em sequência (Prost foi o primeiro) e talvez a estatística mais impressionante: o piloto que precisou correr mais corridas para ser campeão pela primeira vez. Nigel Mansell é o atual recordista com 176 corridas antes de conquistar o título e Rosberg já largou 188 vezes.
Nico não será o campeão mais brilhante de todos os tempos. Aproveita-se de um carro muito superior em relação a concorrência e mantém a calma enquanto Lewis Hamilton mantém o hábito de entrar em combustão espontânea ainda nas primeiras curvas e precisar fazer corridas inteiras na zona do sufoco.
Por outro lado, Nico pode perder o título. Acredito que em toda a história, nunca um piloto que conquistou as três primeiras corridas pareça tão improvável campeão quanto Rosberg agora. Justamente por ele ser Nico Rosberg.
Até 1960, as 500 milhas de Indianapolis faziam parte do calendário da Fórmula 1, geralmente como a segunda e a terceira corrida do ano. Mesmo dentro do calendário, raríssimos pilotos europeus disputavam a corrida e assim, tecnicamente, ninguém conseguia vencer as três primeiras corridas do ano. No entanto, Fangio duas vezes e Alberto Ascari, uma vez, venceram suas três primeiras corridas e foram campeões.
Depois disso, vencer as três primeiras corridas do ano se tornou um evento incrivelmente raro e apenas em 1991 Ayrton Senna repetiu o feito, vencendo ainda a quarta corrida da temporada. Foi campeão com alguma tranquilidade, apesar de uma aproximação de Mansell com a Williams no meio da temporada.
Em 1992, Nigel Manssel venceu as cinco primeiras corridas do ano. Foi campeão com cinco corridas de antecedência.
Em 1994, Michael Schumacher venceu as quatro disputas iniciais. No entanto, a Benetton cometeu algumas irregularidades, Schumacher também, punido, ele ficou de fora de algumas corridas, Damon Hill tirou uma diferença incrível de pontos e chegou a última etapa do ano, na Austrália, apenas um ponto atrás do alemão. Schumacher forçou um acidente e acabou o campeão polêmico do ano.
Em 1996 Damon Hill iniciou com três vitórias seguidas. Manteve vantagem segura para Jacques Villeneuve durante toda a temporada e conquistou seu único título na categoria.
Em 2000, Michael Schumacher venceu as três primeiras corridas. A McLaren cresceu na temporada e o alemão acabou por ser o único dessa lista a perder a liderança da temporada. No entanto, uma arrancada no final do campeonato o levou ao tricampeonato.
Por fim, em 2004, Schumacher iniciou a temporada com cinco vitórias consecutivas e não é preciso dizer que ele foi campeão com enorme facilidade, ainda no mês de agosto.
Desde então, ninguém conseguiu vencer três corridas em sequência no início do ano. Até Rosberg agora.
Qual história ele irá escrever?
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