Pular para o conteúdo principal

Os Segredos de uma Geração

Ontem a seleção chilena ganhou o primeiro título de sua história, ao bater a Argentina nos pênaltis, na final da Copa América. Um título que coroa àquela que é apontada por muitos como a maior geração chilena da história. De fato, é difícil discordar. Esse time do Chile não tem uma dupla de ataque antológica, como Marcelo Salas e Ivan Zamorano, mas tem um punhado de bons jogadores, com algum destaque em suas equipes.

De fato, uma geração. Acho curioso perceber essa noção de geração no futebol. Existem muitos países que conseguem, repentinamente, encontrar uma geração brilhante. Seria preciso se aprofundar para descobrir as razões.

Do time chileno que levantou a Copa América, oito jogadores nasceram entre 1986 e 1989. Mais de um terço dos jogadores nascidos em quatro singelos anos. Mais do que isso, os principais jogadores da seleção.

Arturo Vidal, coração da equipe é de 1987, assim como Gary Medel, o leão da defesa. Aléxis Sanchez, principal atacante da equipe é de 88, assim como Maurício Isla, ótimo lateral direito. Juntos, os quatro fizeram parte da histórica campanha chilena no Mundial Sub-20 de 2007, quando a equipe conseguiu o quarto lugar. Isla e Medel foram formados pela Universidad Católica, os outros dois pelo Colo Colo. Outro da geração 87 é o volante Carlos Carmona, presente nas últimas duas Copas do Mundo e que ficou de fora da conquista por uma contusão.

Eugenio Mena é de 1988, enquanto Eduardo Vargas e Charles Aránguiz são de 1989, todos de uma histórica equipe da Universidad de Chile. Ainda temos o bom Matías Fernandez, de 1986.

Jogadores de 1986 a 1989, sinal de que eles se formaram no futebol entre 2001 e 2007. O que aconteceu nesses anos no Chile? Foram investimentos no futebol? O bom momento econômico vivido pela América do Sul de então proporcionou esses investimentos? Ou o que é que as mães chilenas beberam na época do nascimento?

***

Temos outros exemplos na Copa América. A vice-campeã Argentina 11 jogadores formados entre 1986 e 1989. Oito deles campeões nos mundiais sub-20 de 2005 e 2007. Romero, Garay, Gago, Biglia, Di María, Higuaín, Messi, Aguero, Otamendi, Banega e Pastore. Um time inteiro. Poderia significar apenas a maturidade de um grupo, uma vez que a Argentina é uma tradicional escola do futebol mundial. No entanto, é de se observar que os argentinos não tem muitos jogadores de destaque mais novos do que esses. Uma geração que pode se esgotar e que tem uma explicação: são frutos do ótimo trabalho de José Pekerman nas bases albicelestes.

Pekerman que agora comanda a Colômbia, que também tem uma brilhante geração, responsável pela melhor campanha cafetera na história das Copas do Mundo. Simplesmente 14 jogadores nascidos entre 1985 e 1988. Os poderosos atacantes colombianos, o maior poder ofensivo da história colombiana nasceu em 1985 e 1986: Jackson Martínez, Téo Gutiérrez, Carlos Bacca, Adrián Ramos e Radamel Falcao. Coloque nesse grupo de 86 o bom zagueiro Zapata, o volante Carlos Sánchez, os lateral Pablo Armero e Zúñiga e os meias Aguilar e Guarín. 

E o Uruguai? A lendária celeste passou 40 anos sem assustar ninguém, até que uma lendária geração de jogadores nascidos entre 1984 e 1987 levou o time as quartas-de-final de uma Copa do Mundo e conquistou uma Copa América. Muslera, Maxi Pereira, Godín, Fucile, Álvaro Pereira, Gargano, Cristian Rodríguez (ausente da Copa), Suárez e Cavani. Todos nascidos em um curto período e formados em épocas iguais, por equipes diferentes. Sinal do trabalho uruguaio em determinada época, ou apenas uma coincidência?

***

A Bulgária sempre foi um saco de pancadas em Copas do Mundo. Só ganhou seu primeiro jogo na história da competição em 1994, ano em que foi a quarta colocada. O craque da equipe era Hristo Stoichkov, nascido em 1966, acompanhado por Ivanov (65), Kostadinov (67), Letchkov (67) e Balakov (66). Cinco jogadores nascidos em três anos. Aquele time ainda tinha mais quatro jogadores nascidos nesses anos.

Nessa mesma Copa, a equipe romena fez uma grande Copa, apresentando um futebol muito bonito. Petrescu, Popescu, Lupescu, Munteanu, Dumitrescu, os goleiros Prunea e Stelea. Todos nascidos entre 1967 e 1969, acompanhados pelo craque Hagi, de 1965. Geração que classificou a Romênia para três copas e desde que eles pararam os romenos nunca mais chegaram lá e nunca mais fizeram grande coisa pelo mundo.

A lendária Hungria de 1954 tinha Kocsis e Czibor nascidos em 1929 e Puskás de 1927. Desde 1930 a Hungria não conseguiu produzir três jogadores com a qualidade destes três nascidos em três anos. Prova da decadência da escola húngara, uma das mais tradicionais do primórdios do futebol.

***

Desde 1974 a Holanda habita o imaginário popular sobre o futebol. Time que tinha Neeskens, os irmãos Van der Kerckhof e Johnny Rep nascidos em 1951. Cruyff e Rensenbrink em 1947. Base da equipe vice-campeã do mundo em 74 e 78.

O país voltou a brilhar na virada dos anos 80 para os anos 90 com o time que tinha Gullit e Rijkaard de 1962, Koeman de 1963 e Van Basten de 1964. Equipe campeã da Europa em 1988.

O final dos anos 90 viu outra grande geração, que alcançou as semifinais da Copa de 1998. Bergkamp de 69, Van der Sar, os irmãos de Boer  e Cocu de 1970. Stam é de 72, enquanto Davids, Overmars e Reiziger eram de 73. Para completar, Seedorf e Kluivert de 76. Tirando os dois mais novos, sete jogadores nasceram em um período de quatro anos e formavam a base da equipe.

Para completar, a equipe vice-campeã em 2010 e terceira colocada em 2014: Van der Vaart, Huntelaar e Van Persie são de 1983. Robben, Sneijder e De Jong de 1984. O poderoso trio formado por Van Persie, Robben e Sneijder nasceu em um período de menos de um ano.

Dá pra dizer que a Holanda tem alguns anos mágicos para o nascimento de bons jogadores.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas