Pular para o conteúdo principal

Fragmentos

Quem já voou em um desses aviõezinhos, em um voo não comercial, sabe o medo. Conhece a sensação terrível que é passar pelas inúmeras turbulências que o caminho proporciona. Se um Boeing treme aqui e ali por conta de nuvens mais pesadas, o aviãozinho treme com qualquer rajada de vento, com as diferenças de temperatura no ar. É preciso ter estomago forte.

Existem alguns outros detalhes também. A aterrissagem nesses aviões é feita de maneira visual. O piloto preciso encontrar a pista lá embaixo, na base do olho. E enquanto o avião desce e balança, o desafio é não vomitar. Os aviões menores podem ser comparados a folhas de papel no ar, balançando de um lado pro outro, ao ritmo do vento. Quando o avião finalmente chega no solo, o alívio é imenso.

***

Todo acidente de avião é motivo para comoção nacional. De certa forma, mortes coletivas nos comovem. Acredito que é algo baseado na nossa crença sobre o destino, que tudo já esta escrito e é difícil entender porque 200 pessoas morrem juntas no meio de uma floresta, ou queimadas em uma boate. Acidentes de avião são muito mais raros do que acidentes de carro. Menos pessoas morrem em acidentes de avião do que nas rodovias de Mato Grosso, assim como menos pessoas morrem de ebola do que de sarampo. Mas qual comove mais?

O avião, de certa forma, representa a vitória do homem sobre a natureza. Sempre dominamos a terra e os carros apenas ampliaram nossa capacidade. Conseguíamos nadar e os barcas estenderam nosso domínio sobre as águas. Mas nós nunca pudemos voar, até que o avião surgisse e nos fizesse superar esse desafio. A queda doa avião representa a vitória da natureza sobre o homem, sobre a tecnologia. Nos coloca de volta em nossa posição de insignificância diante do mundo.

***

A morte, de fato, costuma a ser redentora. A morte constrange os inimigos, aproxima os amigos. Como criticar alguém que não pode mais se defender? A morte nos lembra os grandes feitos e apaga os defeitos. Nunca fui fã de Robin Williams, mas como posso dizer isso depois de sua morte, triste, tão triste? Até o ACM virou um político bom depois de morrer.

Uma morte trágica amplia esses efeitos. A tragédia martiriza a vítima. Não há glória em morrer velho, dormindo, após alguma doença terrível, noticiada durante anos. Morrer em um acidente, jovem, no auge, é diferente. Ayrton Senna talvez não fosse um mito tão grande se não tivesse morrido em uma manhã de domingo, ao vivo diante de milhares de pessoas.

***

Eduardo Campos sempre figurou na casa dos 10%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais das pesquisas. Governador de Pernambuco, reeleito com uma votação absurda, neto de um símbolo da esquerda nacional, político habilidoso, bom articulador, mas desconhecido para o Brasil imenso. Sua eleição parecia um sonho, sua participação na campanha parecia muito mais uma aposta de quem não tem nada a perder, qualquer que fosse o resultado, sairia ganhando. No Planalto, ou na boca do povo.

A sua trágica morte, no acidente do aviãozinho em que estava, despertou um sentimento eleitoral na população. Muitas pessoas declararam seu voto póstumo nele. Seus defeitos foram afastados, seus feitos glorificados. Eduardo Campos conseguiu, depois de morrer, captar o sentimento de mudança que explodiu nas ruas brasileiras em junho de 2013. Mudança que ele provavelmente não seria, mas que a tragédia impediu que o tempo confirmasse ou negasse.

***

No meio da tragédia havia um jornalista, um fotógrafo, um cinegrafista, um assessor e dois pilotos. Coadjuvantes de uma tragédia nacional, nomes desconhecidos que também deixaram famílias e amigos desconsolados.

Meu sentimento com o jornalista. Nessa nossa vida louca, vivendo uma experiência profissional grandiosa, ele com certeza conhecia o medo na turbulência e sentia o alívio na hora em que o avião pousava.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas