Pular para o conteúdo principal

2004, um ano bem louco

Não sei dizer exatamente quando é que começou. Talvez a Copa de 2002 tenha sido um aviso. Por mais que as duas seleções mais vitoriosas da história, Brasil e Alemanha, tenham decidido o título, Turquia e Coreia do Sul chegaram as semifinais. Vimos a Coreia eliminar Itália e Espanha, a França cair diante do Senegal, a Argentina naufragar na primeira fase. Uma copa em que a zebra foi o padrão. Talvez tenha sido um aviso, mas nada como o ano de 2004. Esse foi um ano bem louco para o futebol.

O grande aviso mesmo aconteceu no dia 7 de abril de 2014. Naquele dia, o La Coruña meteu 4x0 no Milan e se classificou para a semifinal da Champions League. Um resultado bem improvável, uma vez que o time espanhol começava a entrar numa fase de declínio e o Milan ainda era uma das maiores potências europeias, os atuais campeões do torneio. Ainda mais improvável, porque o Milan havia dado um baile no jogo de ida, vencendo por 4x1, em grande atuação de Kaká. Ainda mais improvável, porque o Deportivo fez 3x0 (o placar necessário) no primeiro tempo.

Até aí, tudo bem. Zebras fazem parte do futebol. Acontece, que no dia anterior, o Mônaco havia eliminado o galático Real Madrid, de Figo, Zidane, Raul, Beckham e Ronaldo. Venceu o jogo de volta por 3x1, depois de ter levado de 4x2 em Madrid. Detalhe, ainda saiu perdendo por 1x0 e conseguiu três gols em vinte minutos. Para melhorar, o emergente Chelsea eliminou o melhor Arsenal da história (campeão inglês invicto naquele ano), com um gol no último minuto. E o Porto de um desconhecido José Mourinho eliminou o Lyon, depois de ter eliminado o poderoso Manchester United com um gol no último minuto, rebote de falta.

Depois o então favorito Chelsea caiu, assim como o La Coruña. Porto e Mônaco fizeram a final de Champions League mais excêntrica da história, terminando com o título português.

Para quem duvida que aquele foi um ano atípico no futebol, o Valencia derroutou o Real Madrid e o Barcelona de Ronaldinho para ser campeão espanhol, última vez que um time derrotou os dois gigantes. E ah, teve a Eurocopa.

Eurocopa que mostrou a seleção da Grécia derrotando Portugal na estreia do torneio. A Grécia eliminando a Espanha na 1ª fase. A Itália caindo na primeira fase. A Alemanha caindo na primeira fase, depois de empatar com a Letônia (!). Viu a Grécia chegar a final e levantar o título, sempre com gols em escanteios e retrancas monumentais, eliminando França, a sensação República Tcheca e Portugal, novamente na final, no Estádio da Luz com 62 mil patrícios.

Na América do Sul foi diferente? Não. O Once Caldas foi campeão da Libertadores. O time de uma minúscula cidade produtora de café da Colômbia foi avançando aos trancos e barrancos, com um goleiro horrível e jogadores limitados e conquistou o título ao vencer o Boca Jrs, nos pênaltis. Boca que sempre costuma a faturar disputas por penalidades, mas que errou todas as quatro cobranças. No final daquele ano, Once Caldas e Porto decidiram o Mundial de Clubes.

E no Brasil? O São Caetano foi campeão paulista derrotando o Paulista de Jundiaí na final. O Santo André se transformou na maior zebra da história da Copa do Brasil, ao derrotar o Flamengo no Maracanã lotado, 2x0, sendo que o 0x0 daria o título aos flamenguistas.

O espírito das zebras ainda seguiu até o ano seguinte, com o Paulista de Jundiaí conquistando a Copa do Brasil, o Ipatinga sendo campeão mineiro, o Volta Redonda ganhando a Taça Guanabara. Mas, logo as coisas voltaram a normalidade.

Agora, vem 2014. O Ituano ganha o campeonato paulista e podemos ver uma Libertadores com Nacional do Paraguai, San Lorenzo, The Strongest e Defensor nas semifinais. A zebra está de volta? Prenuncio de que a Copa vai ser surpreendente? Não sei. Acho que nunca mais haverá um ano como 2004.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas