Blunderbuss, a estreia solo de Jack White, é um bom disco, não tenho dúvidas. Escutei ele sem me prender em nenhuma canção específica que fosse excepcional, mas todas as músicas eram boas, não havia nenhuma ruim.
Mesmo assim, analisando friamente, Blunderbuss não é melhor do que mais da metade dos discos em que Jack White esteve presente ao longo de sua carreira. É melhor que os dois discos do Dead Weather. Não é melhor que os dois discos dos Raconteurs, talvez esteja no nível do primeiro, Broken Boy Soldiers. E em relação ao White Stripes, não é melhor que Elephant e White Blood Cells, briga ali com Icky Thump e De Stijl, e só é superior ao disco de estreia e ao Get Behind me Satan.
Mesmo assim, Blunderbuss marca um fato novo na carreira de Jack White. É o seu primeiro trabalho que ocupa o topo de várias listas de melhores discos do ano. Ok, para não ser injusto, a estreia dos Raconteurs também brigou pelo topo em algumas listas e White Blood Cells esteve sempre bem posicionado, apenas ofuscado pela estreia dos Strokes.
O que faz com que Blunderbuss ocupe essa posição? A resposta talvez esteja na concorrência, que talvez tenha sido mais forte em outros anos, mais fraca neste. Não acho.
Para mim, o fato é que neste momento Jack White é legal. E ser legal é determinante para liderar listas.
White Stripes era legal em 2001, quando surgiu como uma novidade, só não era tão legal quanto o Strokes. Depois disso, a banda entrou naquele clima de ser mais do mesmo e foi perdendo a sua relevância.
Já em 2006, o Raconteurs era bem legal, era outra novidade. Depois deixou de ser. Neste momento, Jack White é uma novidade, toca com duas bandas diferentes, tem uma coleção de hits em sua carreira, faz o que quer de sua vida. Jack White é o cara mais legal do mundo, seu disco é bom. Jack White poderá lançar discos muito melhores no futuro, não sei se ele será tão legal quando esses seus discos forem lançados.
Existem outros casos assim. O Oasis no seu fim de carreira não era nem um pouco legal, já Noel Gallagher em sua carreira solo era. Cantores velhos que lançam discos bons depois de algum tempo e são redescobertos pelas novas gerações se tornam legais. Aconteceu com Bob Dylan, aconteceu com Johnny Cash, acontece agora com Leonard Cohen.
Não basta ser bom é preciso ser legal.
Mesmo assim, analisando friamente, Blunderbuss não é melhor do que mais da metade dos discos em que Jack White esteve presente ao longo de sua carreira. É melhor que os dois discos do Dead Weather. Não é melhor que os dois discos dos Raconteurs, talvez esteja no nível do primeiro, Broken Boy Soldiers. E em relação ao White Stripes, não é melhor que Elephant e White Blood Cells, briga ali com Icky Thump e De Stijl, e só é superior ao disco de estreia e ao Get Behind me Satan.
Mesmo assim, Blunderbuss marca um fato novo na carreira de Jack White. É o seu primeiro trabalho que ocupa o topo de várias listas de melhores discos do ano. Ok, para não ser injusto, a estreia dos Raconteurs também brigou pelo topo em algumas listas e White Blood Cells esteve sempre bem posicionado, apenas ofuscado pela estreia dos Strokes.
O que faz com que Blunderbuss ocupe essa posição? A resposta talvez esteja na concorrência, que talvez tenha sido mais forte em outros anos, mais fraca neste. Não acho.
Para mim, o fato é que neste momento Jack White é legal. E ser legal é determinante para liderar listas.
White Stripes era legal em 2001, quando surgiu como uma novidade, só não era tão legal quanto o Strokes. Depois disso, a banda entrou naquele clima de ser mais do mesmo e foi perdendo a sua relevância.
Já em 2006, o Raconteurs era bem legal, era outra novidade. Depois deixou de ser. Neste momento, Jack White é uma novidade, toca com duas bandas diferentes, tem uma coleção de hits em sua carreira, faz o que quer de sua vida. Jack White é o cara mais legal do mundo, seu disco é bom. Jack White poderá lançar discos muito melhores no futuro, não sei se ele será tão legal quando esses seus discos forem lançados.
Existem outros casos assim. O Oasis no seu fim de carreira não era nem um pouco legal, já Noel Gallagher em sua carreira solo era. Cantores velhos que lançam discos bons depois de algum tempo e são redescobertos pelas novas gerações se tornam legais. Aconteceu com Bob Dylan, aconteceu com Johnny Cash, acontece agora com Leonard Cohen.
Não basta ser bom é preciso ser legal.
Comentários