Pular para o conteúdo principal

Promoção de aniversário

Já faz algum tempo que o marketing de toda e qualquer empresa tenta capitalizar em cima dos aniversários das pessoas. Com mensagens prontas que tentam parecer personalizadas e inúmeros descontos, a indústria tenta aproveitar a fragilidade emocional provocada pelo assoprar de velinhas para reforçar sua marca, fidelizar o cliente e, se pá, vender alguma coisa.

Como os seus dados hoje em dia estão nas mãos de várias empresas, chegamos ao insólito momento em que você muito provavelmente é mais parabenizado por marcas e seus robôs, do que por pessoas de verdade.

Neste ano, resolvi analisar as mensagens corporativas de aniversário que recebi na semana passada.

O primeiro de todos foi o NuBank, que enviou uma mensagem de parabéns pelo próprio aplicativo, com uns dois dias de antecedência, redirecionando para um vídeo no youtube que começava com a interrogação "achava que a gente ia esquecer?". Até eu ainda não me lembrava no momento. Achei um pouco desnecessário fazer com que as pessoas tenham que abrir vídeos no youtube.

A Air France me enviou um cupom de R$ 200 de desconto na compra de passagens. Sendo que se eu quiser viajar para qualquer lugar por eles eu vou gastar pelo menos uns R$ 4.000, não sei se me será muito proveitoso.

A Chilli Beans me convidou a renovar o meu visual, indo a alguma loja deles comprar um óculos ou um relógio ou sei lá o quê. Sem desconto nem nada, apenas o desejo de mudar.

O Meu Móvel de Madeira me deu 20% de desconto em todo o site, uma proposta que eu diria que é arrojada. Uma pena que não estou precisando comprar um móvel de madeira para chamar de meu neste momento.

Quem também deu desconto percentual foi a Ricardo Eletro, de 10%. Mas, para isso, me mandaram um e-mail que quase meu deu LER de tanto rolar a tela para baixo, enquanto dezenas, talvez centenas de velinhas virtuais ficavam para trás.

Quem nunca se esquece do meu aniversário é a Miarroba, provedora de fóruns da internet, na qual eu me cadastrei em 2003 e com a qual não tenho nenhum contato nos últimos 15 anos. Mesmo assim, todos os anos eles me enviam uma mensagem de parabéns que eu posso caracterizar como tenra e amigável, sempre em espanhol.

A Adidas me ofereceu 15% de desconto em um e-mail de parabéns meio frio. Quem também ofereceu desconto foi a loja São Paulo Mania, nesse caso, de 10%.

O Submarino também me enviou os parabéns, mas uma pena que o e-mail não carregou direito e eu jamais saberei o que é que eles tinham a me oferecer, ou me desejar.

Uma das mensagens mais curiosas, sem dúvida, foi da Nissan do Brasil. Eles explicaram que a cultura japonesa tem símbolos florais para cada dia do ano, com um significado específico. O meu aniversário tem como símbolo a TREPADEIRA DO MAR. Pode parecer extremamente jocoso, mas de acordo com a Nissan, as pessoas associadas à TREPADEIRA DO MAR são experientes e sabem se comportar em qualquer lugar. No mínimo curioso este concorrente do horóscopo.

Recebi um cartão de aniversário virtual da minha corretora de seguros, o que só pode ser um significado extremista do que é a vida adulta.

Descobri que as mailing lists do The Verve e do Snow Patrol são compartilhas, pois recebi mensagens de parabéns das duas bandas enviadas pelo mesmo e-mail. O Snow Patrol me convidou a comemorar a data escutando sua discografia inteira no Spotify - não é a melhor das comemorações. O Verve só queria que eu escutasse meus discos favoritos, o que é um pouco mais amigável.

O WhastsApp é a última fronteira do parabéns corporativo e também lá recebi algumas ofertas.

O Malcom Pub me convidou a comemorar o meu aniversário por lá, com benefícios incríveis: entrada de graça para 10 amigos e uma garrafa de vodca de graça, caso eu fosse lá com cinco amigos, tirasse uma foto e postasse no Instagram com uma hashtag. Nem parece que eu fui lá apenas uma vez.

O BreadLab me ofereeu 100% de desconto em um hipotético segundo hambúrguer. Pena que eu já havia comido demais na semana do meu aniversário.

Por fim, a ótima onde comprei meus óculos no ano passado me mandou uma mensagem "estou enganada ou hoje é um dia especial?". Não respondi. Devia ter respondido? Não sei. O fato é que três dias depois fui informado sobre descontos imperdíveis em relógios perdivelmente caros.

No fim das contas, não aproveitei nenhuma promoção.

Comentários

Postagens mais visitadas

Desgosto gratuito

É provável que se demore um tempo para começar a gostar de alguém. Você pode até simpatizar pela pessoa, ter uma boa impressão de uma primeira conversa, admirar alguns aspectos de sua personalidade, mas gostar, gostar mesmo é outra história. Vão se alguns meses, talvez anos, uma vida inteira para se estabelecer uma relação que permita dizer que você gosta de uma pessoa. (E aqui não falo de gostar no sentido de querer se casar ou ter relações sexuais com outro indivíduo). O ódio, por outro lado, é gratuito e instantâneo. Você pode simplesmente bater o olho em uma pessoa e não ir com a cara dela, ser místico e dizer que a energia não bateu, ou que o anjo não bateu, ou que alguma coisa abstrata não bateu. Geralmente o desgosto é recíproco e, se parar para pensar, poucas coisas podem ser mais bonitas do que isso: duas pessoas que se odeiam sem nenhum motivo claro e aparente, sem levar nenhum dinheiro por isso, sem nenhuma razão e tampouco alguma consequência. Ninguém vai se matar, brigar n...

Os 27 singles do Oasis: do pior até o melhor

Oasis é uma banda que sempre foi conhecida por lançar grandes b-sides, escondendo músicas que muitas vezes eram melhores do que outras que entraram nos discos. Tanto que uma coletânea deles, The Masterplan, é quase unanimemente considerada o 3º melhor disco deles. Faço aqui então um ranking dos 27 singles lançados pelo Oasis, desde o pior até o melhor. Uma avaliação estritamente pessoal, mas com alguns pequenos critérios: 1) São contados apenas o lançamentos britânicos, então Don't Go Away - lançado apenas no Japão, e os singles australianos não estão na lista. As músicas levadas em consideração são justamente as que estão nos lançamentos do Reino Unido. 2) Tanto a A-Side, quanto as b-sides tem o mesmo peso. Então, uma grande faixa de trabalho acompanhada por músicas irrelevantes pode aparecer atrás de um single mediano, mas com lados B muitos bons. 3) Versões demo lançadas em edições especiais, principalmente a partir de 2002, não entram em contra. A versão White Label de Columbia...

Tentando entender

Talvez a esquerda tenha que entender que o mundo mudou. A lógica da luta coletiva por melhorias, na qual os partidos de esquerda brasileiros se fundaram na reabertura democrática, não existe mais. Não há mais sindicatos fortes lutando por melhorias coletivas nas condições de trabalho. Greves são vistas como transtornos. E a sociedade, enfim, é muito mais individual. É uma característica forte dos jovens. Jovens que não fazem sexo e preferem o prazer solitário, para não ter indisposição com a vontade dos outros. Porque seria diferente na política? O mundo pautado na comunicação virtual é um mundo de experiências individuais compartilhadas, de pessoas que querem resolver seus problemas. É a lógica por trás do empreendedorismo precário, desde quem tem um pequeno comércio em um bairro periférico, passando por quem vende comida na rua, ou por quem trabalha para um aplicativo. Não são pessoas que necessariamente querem tomar uma decisão coletiva, mas que precisam que seus problemas individua...