Pular para o conteúdo principal

Magnólia

Enquanto o relógio do aplicativo de corrida ainda chegava no seu primeiro minuto, me deparei com três sapos na esquina da rua de baixo. A situação me pareceu estranha, mas não quis criar nenhuma teoria sobre isso. Aos poucos, enquanto eu ganhava mais quilometragem e passava por mais ruas fui percebendo que todas elas estavam infestadas de sapos. Sempre em grupos de três ou quatro, exceção feita a um, o mais assustador dos sapos que eu já vi - e os outros sapos também deviam pensar isso, pois ele estava pulando sozinho embaixo de um poste.

A cada nova rua que eu entrava, lá estavam a pequena quadrilha de sapos e eles logo se dispersavam quando eu me aproximava, como se fossem um grupo de anfíbios subversivos percebendo a chegada de uma viatura policial.

Sapos tem um estranha maneira de se portar diante dos inimigos. Eles ficam completamente paralisados a medida que você se aproxima deles. Esses pré-históricos animais se camuflam muito bem em seu habitat natural e acho que a estratégia deles é a de buscar a indiferença pela imobilidade, torcendo para que o predador não perceba que ele está ali. Tive que desviar de inúmeros sapos que pareciam não calcular que a parada deles coincidia com uma futura pisada minha.

Sapos e mais sapos. Uma infestação de sapos. Meu condomínio virou uma versão de baixo custo de alguma praga bíblica. Fui ficando mais e mais intrigado com aqueles grupos anfíbios embaixo dos postes até que eu percebi que a verdadeira infestação não era de sapos; estávamos, na verdade, no dia da revoada dos cupins.

Esse dia misterioso, que se repete anualmente em uma data indefinida. Cupins começam a se bater em todo ponto de luz, se queimam e caem no chão, perdem suas asas, morrem afogados em piscinas, transformam o chão em um tapete de asas caídas. Nem sei se devo chamar esse dia de revoada dos cupins, mas os sapos certamente tem um nome perfeito para esta data: banquete.

Os sapos se fartavam com aquela quantidade enorme de insetos dando bobeira e voando tontamente próximos ao chão. Era como se estivessem em um rodízio de insetos all incluse. Cumpriam ali seu papel na cadeia alimentar, impediam uma infestação de insetos no que talvez fosse uma versão ainda mais real de uma praga bíblica. Controle de pragas. Percebi com espanto e satisfação o momento em que um sapo jogava sua língua para fora para capturar um cupim que fazia o último rasante de sua vida.

Mas, nem tudo é alegria para os sapos. Se eles tanto ficam embaixo dos postes é porque na luz eles conseguem ver o seu alimento se movendo. Isso também acontece quando um automóvel com luzes acessas passa por onde eles estão. Ao ver as asas de um cupim refletindo a luz automotora, o sapo pula alegremente para o meio da rua. Como ele tem essa tendência de ficar paralisado diante da presença inimiga, o que o sapo acaba por fazer é uma alegre tentativa de suicídio. Tudo dependerá de sua sorte para definir se a roda do carro passará sobre seu corpo, o que ocorre com certa frequência.

A cada volta que eu dava, aumentava o número de carcaças anfíbias, que vão ficando cada vez mais achatadas, até se transformarem em um complemento malcheiroso do asfalto.

O aspecto pré-histórico e de certa forma repugnante desses animais provoca pavor e asco em boa parte dos seres humanos. Muita gente não consegue conviver com estes bichos que não fazem nada demais, além de controlar o número de insetos e vez por outra te dar um susto ao se mover no escuro. Sim, eles muitas vezes parecem te olhar nos olhos, o que pode ser um pouco intimidador.

Só que esta quantidade enorme de sapos acaba por ser um convite para a barbárie. Na minha rua, um homem com um rodo começou a espantar os sapos, diante do seu filho e da sua esposa, mostrando que o cidadão médio brasileiro não economiza esforços quando o lema "proteção da família" é posto na mesa. Como o sapo permanecia apenas dando uns dois pulos para ao lado ao invés de, não sei, sair correndo desesperado da ameaça humana, o cidadão começou a bater no sapo com o rodo, até o momento em que o bicho se fez de morto (sapos se fazem de morto muito bem).

Já matei baratas, aranhas, moscas e mosquitos, mas digo que sapos vão além do que minha ética permite. Não se mata um animal deste tamanho, que não lhe provoque nenhuma ameaça, e que ainda vai derramar sangue. O sangue é um bom limiar para a chacina. Observei a cena com um pavor interno.

Era um sapo enorme, que foi empurrado pelo rodo para o meio da rua, porque o cidadão provavelmente não era capaz de tolerar o cadáver anfíbio a menos de um metro da calçada da casa que abriga a sua família. O menino de cinco anos gritava que o sapo era muito gordo, o que poderia ser enquadrado como um caso de zoogordofobia. Olhei o sapo com as costas no chão e as patas dobradas, na clássica posição de se fingir de morto.

Segui pelos quilômetros e minutos do aplicativo para mais uma volta e quando retornei a este ponto, o enorme sapo não estava mais lá. Provavelmente esperou que a insensatez do homem se afastasse para ir a outro ponto buscar seus alimentos.

Olhei pelas ruas no dia seguinte e não haviam mais insetos se batendo nas lâmpadas dos postes e os sapos deviam estar todos nos brejos das redondezas.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas