Pular para o conteúdo principal

Regressiva dos candidatos à Presidência da República

Seguindo uma tradição iniciada em 2014, minha ordem de preferência de candidatos.

13 Jair Bolsonaro
O candidato da barbárie fica aqui acompanhado do incômodo número 13. Não há uma única razão lógica para votar em Bolsonaro, além de uma raiva desnorteada contra tudo o que está aí. Deputado Federal incompetente, ganhou repercussão em programas humorísticos e montou sua primeira base de fãs entre setores preconceituosos da sociedade. Foi amaciando o discurso preconceituoso e focou no combate à corrupção e violência para ganhar novos adeptos. Sabia que não perderia os convertidos e por isso poderia mudar de opinião para agregar novos setores. O pior candidato que o Brasil já teve deverá ser eleito e só restará aos outros o direito de no futuro poder falar "eu avisei que ia dar merda".

12 Cabo Daciolo
O candidato folclórico dessa eleição mantém a audiência dos debates e uma coerência que só os loucos têm. No entanto, tudo tem limite e o Cabo Daciolo deveria ficar restrito ao cargo de youtuber publicando vídeos intitulados "Minuto da Revolta", que alcançariam milhares de visualizações.

11 Professora Vera
Não, não dá para levar a sério uma candidatura que prega a revolução do proletariado e que diz que tem como meta estatizar as 100 maiores empresas do Brasil. Vamos estatizar a Ambev, o banco Itaú, montadoras de carro? Lógico que não.

10 Eymael
O candidato-jingle atravessa essa campanha entregue ao mais absoluto vácuo existencial e não tem nada a dizer além de seu enigmático novo bordão Sinais! Fortes Sinais! (Sério, que porra isso significa?).

9 João Goulart Filho 
O Janguinho parece que entrou nessa campanha apenas para cumprir algum acordo do espólio do seu pai. Nada a dizer, além de um conceito vago de Pátria Livre e a promessa de dobrar o salário mínimo em quatro anos.

8 Álvaro Dias
Começa aqui uma barreira com os candidatos ditos "sérios" dessa eleição. Entre eles, Álvaro Dias se mostrou o pior e uma decepção. Espécie de adorador e devoto da Operação Lava Jato, só sabe falar sobre combate à corrupção, refundar a república e um discurso moralista feito para os convertidos da República de Curitiba. Não é de se estranhar que ele tenha começado a corrida como o "primeiro dos outros" e que vá terminar brigando com Boulos e Daciolo pelo troféu oitavo lugar, sustentado apenas pelos votos paranaenses.

7 João Amôedo
Em primeiro lugar, preciso dizer que não sou adepto do discurso de Amôedo que coloca o Deus Mercado acima de tudo. Um discurso bonito e que pode funcionar em alguns lugares, mas que na selvageria do Brasil sempre acaba por ser prejudicial (vide o caso bagagens do avião). Por outro lado, Amoêdo é honesto no que defende e é uma visão que precisa ser respeitada. Para os adeptos do liberalismo, não haveria outro candidato possível que não ele. O candidato do Novo também tem um discurso interessante de renovação, mesmo com as demagogias e jogadas para o público de sempre. O que me fez o colocar nesta posição é a frase "liberal na economia, conservador nos costumes". Aí não. Se for pra ser liberal, libera tudo.

6 Henrique Meirelles
O candidato do PMDB fez a melhor campanha eleitoral, por incrível que pareça. Conseguiu mostrar quem era, o que pretendia fazer e construiu uma imagem simpática. Se ele não fosse do PMDB e não tivesse sido ministro do Temer eu poderia pensar em votar nele, assim como milhões de brasileiros. Mas, de qualquer forma, termina a campanha como uma figura mais simpática, por mais que tenha faltado algum amigo que o tivesse aconselhado a economizar 45 milhões de reais nessa campanha.

5 Fernando Haddad
Gosto de Haddad e acompanhei com interesse algumas ações pela prefeitura. Seria um interessante nome da esquerda, mas ele é melhor que o partido. Sua candidatura passou do tom no apelo de Lula e, se em um primeiro momento serviu para consolidar votos no eleitorado lulista, não soube onde virar a página e hoje só ganha rejeição com esse discurso. Além disso, não dá para ficar impune a estratégia petista, que no fim das contas serve para acirrar ainda mais os ânimos desse país dividido. No fim das contas, o PT parece mais interessado em se manter como a liderança de uma esquerda imaginária e para isso pouco importa o que aconteceria com o país.

4 Geraldo Alckmin
Concordo com Geraldo Alckmin em uns 30% do que ele diz. Ponto. Mesmo assim, acho que ele seria o melhor presidente para o Brasil sobreviver aos próximos quatro anos, com sua calma refletindo no resto da população, mantendo o mercado tranquilo e fazendo todo mundo dormir. Sua campanha no entanto foi um desastre. Seu latifúndio de propaganda eleitoral foi mal utilizado, eram 4 minutos que pareciam um apanhado de peças desconexas, sem um fio condutor para criar uma narrativa. Fora isso, os fatos foram rapidamente desmontando suas estratégias eleitorais e assim Alckmin sai da campanha em um ponto de desmoralização política.

3 Guilherme Boulos
Fui um crítico da chapa Boulos e Guajajara. Na minha opinião, e com todo o respeito as lutas, a candidatura do PSOL se tornou folclórica com um Sem Teto e uma indígena e toda a rejeição que carregam. Sim, é preciso lutar contra o preconceito, mas sim, é preciso ter algum pragmatismo no jogo político. Boulos, por outro lado, manteve um discurso firme, por vezes parecido com um jovem Lula, e teve bons momentos nos debates - fora, é claro, algumas jogadas para a galera, com aquelas promessas que só quem sabe que não vai ganhar pode fazer.

2 Marina Silva
Marina, Marina, o que aconteceu. A candidatura da Rede foi do sonho improvável ao desmantelamento impiedoso. Marina saiu da briga no andar de cima e termina brigando por posições com Amôedo e Meirelles. Sua imagem de falta de firmeza grudou no imaginário popular e, para piorar, perdeu o eleitorado anti-PT e o eleitorado de esquerda. Triste, para uma candidata sempre sensata e que tem o melhor vice-presidente do país.

1 Ciro Gomes
Ciro é o candidato dos sonhos? Não. Tem uma dose de violência ou ~indignação~ que não é do meu feitio. Mas, Ciro tem sim boas propostas, Ciro entende do que fala e é quem tem mais chance no momento de quebrar a marcha da insensatez que passa pelo o Brasil nos últimos anos. Sim, me parece que ele não tem chances, mas não custa tentar.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas