Pular para o conteúdo principal

Menino Lobo

Vou dizer que eu sei até a data, porque minha memória costuma a associar fatos cotidianos com eventos esportivos. Portanto, foi na madrugada do sábado, 05 de março, para o domingo, 06 de março de 2005. Nesse dia era disputado o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1, prova que abria aquela temporada. Temporada de mudança, com a expectativa de que a Renault havia construído um bom carro e seria capaz de terminar com a hegemonia da Ferrari. Expectativa que se confirmou naquele dia com a vitória do improvável Giancarlo Fisichella e no fim do ano com o título de Fernando Alonso.

Vivia eu também uma época de mudanças, já que mais ou menos um mês depois eu começaria a faculdade. No entanto, devido aos ajustes de semestre da UFMT, nesse momento eu era um desocupado meio perdido na vida. Mas, enfim, foi nesse dia, nessa madrugada que a Kinu atacou o Mogli.

Kinu era uma boxer que minha tia adquiriu uns quatro anos antes e que sempre teve um comportamento arredio com os outros cães. Depois da morte da Dogue Alemão que fazia a função de líder da matilha, Kinu surtou e começou a atacar todos os outros cachorros da casa. Tempos depois ela acabou tendo que ser doada.

Mogli era um gato vira-lata que havia sido resgatado da rua, quando ainda era um minúsculo gatinho, no fim do ano anterior. Ainda era um pequenino gato quando teve sua cabeça mastigada pela Kinu.

Como sempre acontecia quando havia alguma emergência com um dos animais, meu pai - veterinário - foi chamado, e uma espécie de sala de emergência foi montada na área de serviço da casa da minha tia. Assisti a corrida sozinho e durante todo o tempo a expectativa é de que o Mogli iria morrer.

Lembro da minha melancolia com aquela notícia. Mogli era um gatinho filhote, bonitinho como todos os filhotinhos de gato, mesmo com sua pelagem diferente. Um gatinho simpático e carinhoso que perdia a vida logo no começo, de uma maneira estúpida. Resgatado da rua para morrer atacado por um cão em casa. Tão novo para conhecer o mundo. A vida é muito cruel.

Os dias seguintes se passaram com Mogli desenganado. Mas, sabe-se lá como, ele reagiu e começou a se recuperar. E, milagrosamente, sobreviveu.

Lembro do dia em que ele voltou para casa - não exatamente a data - mas lembro de ver aquele pequeno gato, com seu pelo branco cheio de manchas do iodo usado em suas feridas. Uma das dentadas do cachorro abriu sua traqueia e quando ele tentava miar, seu miado saia rouco, uma característica que nunca perdeu totalmente. Outra dentada partiu sua língua ao meio e ela sempre saia para fora lateralmente. Era de uma crueldade engraçada ele tentando lamber as patas enquanto a língua ia para o outro lado. Sua cabeça havia ficado assimétrica e os olhos pareciam estar em hemisférios diferentes.

Cresceu e virou um gato extremamente sociável, que se comportava como se fosse um cachorro. Quando ia na casa da minha tia, sempre que atravessava o portão conseguia vê-lo correndo de longe, para se esconder atrás dos arbustos, para pular na minha frente, como se quisesse me atacar. Como a tentativa sempre falhava, ele se jogava no chão e dava seu miado rouco.

Mudou-se para Florianópolis junto com minha tia, onde morreu no último fim de semana, vítima de uma leucemia. Sua morte me trás as lembranças daquela noite, melancólica noite, e do milagre da recuperação. Viveu gloriosos 13 anos e posso dizer que com ele a vida não foi tão cruel assim. Ele pode conhecer o mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Ziraldo e viagem sentimental por Ilha Grande

Em janeiro de 1995 pela primeira vez eu saí de férias em família. Já havia viajado outras vezes, mas acho que nunca com esse conceito de férias, de viajar de férias. Há uma diferença entre entrar em um avião para ir passar uns dias na casa dos seus tios e pegar o carro e ir para uma praia. Dormir em um hotel. Foi a primeira vez que eu, conscientemente, dormi em um hotel. Contribui para isso o fato de que, com sete anos, eu havia acabado de terminar a primeira série, o ano em que de fato eu virei um estudante. Então, é provável que pela primeira vez eu entendesse o conceito de férias. Entramos em uma Parati cinza e saímos de Cuiabá eu, meus pais, minha prima e minha avó. Ao mesmo tempo em que essas eram as minhas primeiras férias, elas eram também a última viagem da minha avó. A essa altura ela já estava com um câncer no pâncreas e sem muitas perspectivas de longo prazo. Disso eu não sabia na época. Mas ela morreu cerca de um ano depois, no começo de 1996, após muitas passagens pelo hos

Pattie Boyd

Pattie Boyd O romance envolvendo George Harrison, Pattie Boyd e Eric Clapton é um dos mais conhecidos triângulos amorosos da história. Sempre achei o caso interessante. A princípio, a visão que nós temos é bem simplista. Pattie trocou o sensível George Harrison, aquele que lhe cantou a sentimental Something na cozinha, pelo intempestivo Eric, aquele que a mostrou a passional Layla na sala. E se há uma mulher irresistível neste mundo, esta mulher é Pattie Boyd. Só que o trio Boyd-Harrison-Clapton é apenas a parte mais famosa de uma série de relações amorosas e traições, que envolveram metade do rock britânico da época. E o que eu acho incrível, é que todos continuaram convivendo ao longo dos anos. George Harrison Pattie Boyd era uma modelo que fazia figuração em um vagão de trem durante a gravação de uma cena de A Hard Day’s Night, o primeiro filme dos Beatles. George era justamente um Beatle. Eric Clapton era o deus da guitarra e converteu vários fãs em suas inúmeras bandas