Pular para o conteúdo principal

O Rocky Balboa do futebol

Lá na época da Copa de 2010, escrevi no CH3 que a Alemanha é uma espécie de Rocky Balboa do futebol. O jogo para eles muitas vezes não é do quanto eles podem apanhar, mas do quanto conseguem bater. Foram vencedores nas copas que tiveram dois dos times mais espetaculares de todos os tempos, contra a Holanda em 74 e contra a Hungria em 54.

Certo que as coisas mudaram já a partir daquele 2010, quando em alguns jogos a Alemanha se mostrou muito mais como um Ivan Drago enfrentando Apollo Creed. Mas, eles seguem sendo Rocky Balboa porque, quando parece que eles estão mortos, sabe-se lá de onde eles conseguem tirar forças e vencer. A Alemanha é aquele adversário que não dá para considerar morto, enquanto não estiverem enterrados (em alguns casos é bom esperar três dias para ver se não voltam).

Todo esse imbróglio textual inicial para dizer que, mesmo jogando mau, com vários jogadores apagados, a Alemanha conseguiu de alguma maneira vencer a Suécia e de uma hora para outra passa de virtual campeã eliminada para seleção com a classificação que parece mais garantida no grupo.

Mérito para o bom jogo de Reus e para a falta cobrada por Toni Kroos, que fez partida ruim, errou passes em profusão que originaram contra-ataques, mas acabou, na hora decisiva, fazendo um gol antológico.

***

Curiosa situação do México, esse país amargurado e amaldiçoado no futebol. Pegam um grupo difícil e logo de cara derrotam os alemães. Depois passam pela Coreia do Sul para garantir um início perfeito de segunda rodada. Mesmo assim, vão para a última rodada podendo cair fora, caso sejam derrotados pela Suécia.

O lado positivo é que o time tem jogado bem e hoje conseguiu controlar o jogo contra os coreanos. O contra-ataque mexicano é um espetáculo e essa é a grande notícia para o time do Profe Osório. A Suécia vai ter que vir para cima e, apesar de fazer boa copa e ser bom no posicionamento, Granqvist é bem pesadão, já sofreu bastante em alguns lances contra a Coreia do Sul.

Não existe vida sem drama para o México em uma Copa.

***

Por um lapso, acabei me esquecendo de falar do grupo C e falei do grupo E antes. Também pudera, este tem sido um dos grupos mais desanimados até agora, provavelmente porque a França joga o pior futebol entre os cabeças de chave. Ok, exagerei. Por um momento me esqueci da Argentina e da Polônia.

Podemos falar que a França é a seleção mais decepcionante. As jogadas não estão fluindo e o time teve uns 15 minutos de empolgação no primeiro tempo contra o Peru. O segundo tempo foi para assistir dormindo.

***
Já Austrália e Dinamarca fizeram um confronto até interessante. Mas, apesar de ter a vaga bem perto, os dinamarqueses decepcionam até agora. Conseguiram 4 pontos sem controlar nenhuma partida, muito por conta do Schmeichel Jr, o goleiro mais regular da copa até o momento.

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Outras reações frustradas na Fórmula 1

No último domingo, certamente Lando Norris fez uma leve refeição antes de participar do Grande Prêmio do Brasil sonhando com uma virada que aumentaria suas chances de ser campeão do mundo. Poucas horas antes ele havia feito a pole position para a corrida, enquanto seu rival Max Verstappen largaria apenas na 17ª colocação.  Poderia sonhar com um vitória e com a possibilidade de seu rival chegar ali em uma distante quinta colocação. A distância de 44 pontos poderia cair para 29 e, aí, por mais que continuasse difícil ser campeão, não daria para negar que era uma chance. No entanto o que se viu no domingo foi completamente diferente. Contando com uma atuação primorosa e um pouco de sorte, Max Verstappen conseguiu a vitória em São Paulo. Lando, por outro lado viu tudo dar errado - largada ruim, fim do VSC na hora em que entrava no boxe, enfim, e chegou em oitavo. A reação virou um provável título de Verstappen na próxima corrida em Las Vegas - ainda acho mais provável o título na Sprin...