Pular para o conteúdo principal

As Maravilhas da Copa do Mundo

Muitas vezes, de onde menos se espera é que vem uma grande surpresa. Esse é o caso de Japão e Senegal, que fizeram neste domingo o grande jogo do qual não se esperava muito da edição 2018 do torneio. Só quem acompanha uma Copa sabe o que isso, o que é ser surpreendido por um Dinamarca x Camarões frenético em 2010, um Argélia x Coreia do Sul goleador em 2014 ou um Eslováquia x Paraguai histórico em 2002.

O jogo disputado Ecaterimburg marcou um duelo claro de estilos. Senegal marcava muito forte e se aproveitava da força física para forçar jogadas sobre a desprotegida zaga japonesa. Os japoneses apostavam na velocidade para deixar o time senegalês, mais lento, para trás. Foi acima de tudo, um jogo de dois times que buscaram o resultado e fizeram um duelo franco.

Senegal começou melhor, dando a impressão de que iria atropelar os japoneses. Que conseguiram equilibrar o jogo e empataram ainda no primeiro tempo. O Japão voltou melhor no segundo tempo e quando parecia mais perto de virar o placar, Senegal aproveitou a força dos seus laterais para ficar novamente na frente, com o ótimo Wagué. O Japão correu atrás e igualou o placar novamente.

Para quem gosta da Copa, Japão e Senegal marcaram seus nomes. Serão acompanhados com simpatia nos próximos anos e idem para os destaques da partida: Shibasaki, Inui, Osako, Sabaly, Wagué e Sarr. Obrigado para as grandes surpresas.

***

A Colômbia mostrou que pode ser o time mais forte desse equilibrado grupo H, enquanto a Polônia se ratificou como a equipe mais fraca. Os europeus deixaram Lewandowski como um náufrago perdido em uma ilha e o  seu meio de campo foi extremamente ineficiente. Krychowiak e Zielinks são duas das grandes decepção da Copa.

Atuação de Gala, estilo da Colômbia de 2014. James Rodríguez gastou a bola e Cuadrado ofereceu a velocidade e habilidade de sempre. A renovada dupla de volantes dominou o meio de campo e a zaga foi segura. Ospina segurou as pontas quando foi preciso. O pênalti imbecil de Carlos Sánchez na primeira rodada pode ter custado caro demais para os colombianos.

Na última rodada, Colômbia e Senegal farão um confronto de quebrar o coração. Muito provavelmente um dos dois será eliminado, sendo que tinham futebol para ir em frente. Caso os dois passem, o Japão que jogou muito bem dentro das suas possibilidades poderá ser eliminado. A Colômbia podia ter caído lá no lugar do Peru, no Grupo C, que todo mundo estaria feliz.

***

Inacreditável festa do Panamá ao marcar seu gol contra a Inglaterra. Nem parecia que o time estava perdendo de 6x1, naquela que provavelmente será a maior goleada da copa, se nenhum outro time tiver um apagão mental como o Brasil de 2014.

Vitória que serve para elevar o moral dos ingleses, o que é muito perigoso para eles. Todo mundo sabe que a Inglaterra não chega em lugar nenhum quando é superestimada. (Bem, também não costumam a chegar em lugar nenhum quando estão subestimadas).

***

A Grande Geração BelgaⓇ atropelou a Tunísia na manhã do Sábado. Hazard e Lukaku fizeram grande partida e o time mostrou todo o seu poder para explorar os espaços e atacar em velocidade. A Tunísia cometeu uma espécie de suicídio e só não levou uma sacolada maior porque Lukaku foi substituído por Batshuayi perdeu o chamado caminhão de gols. Dúvida fica para o confronto contra uma defesa fechada. Vamos ver contra a Inglaterra.

-------------------------------------
Vamos para a seleção da 2ª Rodada da Copa, em um 4-2-3-1, com Modric atuando na segunda linha improvisado.

Rui Patrício (Portugal); Thomas Meunier (Bélgica), John Stones (Inglaterra), Manuel Akanji (Suíça) e Yuto Nagatomo (Japão); Ivan Rakitić (Croácia) e Luka Modrić (Croácia); Xherdan Shaqiri (Suíça), James Rodríguez (Colômbia) e Ahmed Musa (Nigéria); Romelu Lukaku (Bélgica).

Jogador da rodada: Luka Modric

-/-/-/-/-/-/

E a seleção do torneio até o momento:

Kasper Schmeichel (Dinamarca); Mário Fernandes (Rússia), John Stones (Inglaterra), Simon Kjær (Dinamarca) e Youssouf Sabaly (Senegal); Luka Modrić (Croácia) e Roman Zobnin (Rússia); Hirving Lozano (México), Eden Hazard (Bélgica) e Cristiano Ronaldo (Portugal); Harry Kane (Inglaterra).

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Outras reações frustradas na Fórmula 1

No último domingo, certamente Lando Norris fez uma leve refeição antes de participar do Grande Prêmio do Brasil sonhando com uma virada que aumentaria suas chances de ser campeão do mundo. Poucas horas antes ele havia feito a pole position para a corrida, enquanto seu rival Max Verstappen largaria apenas na 17ª colocação.  Poderia sonhar com um vitória e com a possibilidade de seu rival chegar ali em uma distante quinta colocação. A distância de 44 pontos poderia cair para 29 e, aí, por mais que continuasse difícil ser campeão, não daria para negar que era uma chance. No entanto o que se viu no domingo foi completamente diferente. Contando com uma atuação primorosa e um pouco de sorte, Max Verstappen conseguiu a vitória em São Paulo. Lando, por outro lado viu tudo dar errado - largada ruim, fim do VSC na hora em que entrava no boxe, enfim, e chegou em oitavo. A reação virou um provável título de Verstappen na próxima corrida em Las Vegas - ainda acho mais provável o título na Sprin...