Pular para o conteúdo principal

O Drama do Peru na tarde que poderia ser eterna

Não dá para imaginar o que é ficar 36 anos fora de uma Copa do Mundo, para um país que adora o futebol. É uma espécie de carência geracional, em que qualquer peruano com menos de 40 anos jamais havia acompanhado o principal torneio do planeta torcendo por sua seleção. Também não dá para imaginar o que é o reencontro, essa sensação parecida com a ressurreição, de voltar a existir no momento em que seu hino passa a ser executado para todo o planeta.

Melhor ainda seria apenas o reencontro com o gol, esse momento transcendental. E como os peruanos tentaram. O pênalti perdido ridiculamente por Cueva foi a terceira boa oportunidade peruana na partida, depois de boa finalização de Carillo e chute bloqueado de Farfán. O segundo tempo seguiu na mesma toada, com Guerrero quase fazendo de calcanhar, a bola passando de um lado para o outro e uma série de decisões erradas na grande área.

Do outro lado, a Dinamarca chegou bem menos ao ataque, mas foi letal quando esteve lá. Falha de posicionamento da defesa peruana e Eriksen, que estava apagado, deixou Youssuf Poulsen na cara do gol para fazer o gol da vitória. O mesmo Eriksen ainda teve outra grande chance na cara do gol, perdida como os inúmeros ataques peruanos.

A tarde do reencontro poderia durar para sempre, tornando realidade os melhores sonhos peruanos. Por outro lado, a tarde do reencontro poderia durar para sempre que provavelmente o Peru jamais conseguiria marcar o gol.

***

Para Messi a única opção é ganhar a Copa do Mundo. Maior jogador da sua geração, uma dos melhores de todos os tempos, vencedor no Barcelona que encantou o mundo, goleador implacável, sua carreira terá sempre o asterisco *jamais conseguiu um título pela seleção principal da Argentina. Por isso, sua única opção é ganhar a Copa.

Sabe-se lá como Messi lida com essa pressão, esse novo Messi Hipster, que parece sempre não se importar muito com as coisas. Contra a Islândia, ele perdeu um pênalti decisivo e, embora tenha tentado em inúmeros chutes, jamais conseguiu superar o goleiro islandês. Um dia depois de Cristiano Ronaldo marcar três gols na Espanha a comparação se torna inevitável e pesada.

O time da Argentina também não ajuda e parece viver o mito nacional do salvador. Messi talvez não seja esse mito fundacional.

***

França e Austrália fizeram um jogo pela história, mas apenas pela histórica enciclopédica mesmo. De hoje em diante, sempre que alguém fizer um apanhado sobre a história do futebol, o tópico arbitragem terá um destaque dessa partida. Uso do árbitro de vídeo para um lance polêmico, tecnologia da linha do gol, uma prova de como as novas tecnologias podem mudar o futebol.

Porque dentro de campo, a seleção francesa não encaixou o jogo. Ficou em uma espiral de busca pelos espaços inexistentes, com dezenas de jogadores talentosos em busca de uma jogada que eles não sabiam qual era. Por enquanto, o time da França encanta muito mais no mundo do Fantasy do que no mundo real.

***

A seleção croata embarca em mais uma jornada de sua talentosa geração. A boa e convincente vitória contra um perdido time nigeriano, é um bom sinal de que finalmente eles podem passar de fase pela segunda vez. Se a chance for perdida nas duas rodadas finais, ficaremos nós é pensando em como essa geração de Modric e Rakitic perdeu tantas chances em competições internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Outras reações frustradas na Fórmula 1

No último domingo, certamente Lando Norris fez uma leve refeição antes de participar do Grande Prêmio do Brasil sonhando com uma virada que aumentaria suas chances de ser campeão do mundo. Poucas horas antes ele havia feito a pole position para a corrida, enquanto seu rival Max Verstappen largaria apenas na 17ª colocação.  Poderia sonhar com um vitória e com a possibilidade de seu rival chegar ali em uma distante quinta colocação. A distância de 44 pontos poderia cair para 29 e, aí, por mais que continuasse difícil ser campeão, não daria para negar que era uma chance. No entanto o que se viu no domingo foi completamente diferente. Contando com uma atuação primorosa e um pouco de sorte, Max Verstappen conseguiu a vitória em São Paulo. Lando, por outro lado viu tudo dar errado - largada ruim, fim do VSC na hora em que entrava no boxe, enfim, e chegou em oitavo. A reação virou um provável título de Verstappen na próxima corrida em Las Vegas - ainda acho mais provável o título na Sprin...