Pular para o conteúdo principal

Os melhores da copa

A seleção da copa:

Goleiro: Iker Cassilas (Espanha)
Cassilas começou mal a copa. Não teve muito trabalho nos primeiros jogos e pareceu inseguro nas vezes em que a bola foi ao seu gol. Contra Portugal fez boas defesas, mas soltou algumas bolas. Mas foi decisivo no final. Pegou um pênalti contra o Paraguai, fez boa defesa em chute de Santa Cruz. Contra a Alemanha, pegou bola difícil em chute de Kross. E na final, foi decisivo nas vezes em que a bola chegou ao seu gol. Não falhou e foi forte nos momentos decisivos. Outros bons goleiros foram Stekelenburg da Holanda, que fez grande copa, mas falhou contra o Uruguai. E também Kingson de Gana, que alternou grandes defesas com momentos de insegurança.

Lateral Direito: Phillip Lahm (Alemanha)
O capitão alemão fez uma copa sempre segura. Seu melhor jogo foi contra Gana, por participações decisivas na defesa. Mas não chegou a ter uma má atuação. Maxi Pereira do Uruguai também fez uma copa razoável e Maicon do Brasil começou bem e terminou mediano.

Zagueiros: Arne Friedrich e Juan (Alemanha e Brasil)
O Brasileiro foi o ponto mais seguro da seleção nacional. Fez uma partida ruim contra Portugal, mas foi decisivo contra o Chile e evitou uma tragédia contra a Holanda. O alemão começou sem chamar a atenção. Mas foi muito bem no mata-mata. Teve atuações quase impecáveis nos últimos três jogos. Pecou por errar muitas saídas de bola, mas no combate pessoal foi impecável. O uruguaio Godín fez grande copa, mas uma contusão o atrapalhou. Destaques também para o nipo-brasileiro Túlio Tanaka, o paraguaio Paulo da Silva e o espanhol Piqué.

Lateral Esquerdo: Jorge Fucile (Uruguai)
Em uma copa em que faltaram laterais esquerdos de qualidade, Fucile ganha a vaga por ter ido muito bem defensivamente. Fez grandes desarmes contra o México e jamais comprometeu. Foi bem também na direita, na decisão de terceiro lugas. O mexicano Carlos Salcido e o português Fábio Coentrão também fizeram copas dignas. Van Bronckhorst foi bem nos últimos jogos, mas foi muito mal antes.

Volantes: Bastian Schweinsteiger e Kevin-Prince Boateng (Alemanha e Gana)
O antigo ponta alemão fez uma grande copa jogando mais recuado, armando o jogo. COm a cabeça erguida comandou brilhantemente a Alemanha nas duas maiores atuações de uma equipe na copa. Foi genial contra Argentina e Inglaterra. Boateng foi o principal jogador ganês na copa. Apesar de jogar mais adiantado por vezes, voltava para marcar e também armava o jogo mais recuado. O raçudo Diego Pérez do Uruguai, o habilidoso Bradley dos EUA, Khedira da Alemanha e o português Raul Meiréles também se destacaram.

Meia/atacante pela direita: Thomas Müller (Alemanha)

O jovem alemão surprendeu. Não parecia ser no seu time, o Bayern de Munique, o jogador decisivo que foi nessa copa. Terminou como chuteira de ouro e revelação do torneio. Foi o melhor jogador da primeira rodada, sumiu nos outros jogos. Mas foi brilhante e decisivo contra Argentina e Inglaterra. O americano Donovan também foi bem, um pequeno mito dos mundiais. Outro destaque vai para o jovem André Ayew, habilidoso ganês.

Meia centralizado: Wesley Sneijder (Holanda)
O holandês foi dos jogadores mais decisivos do mundial. Fez gol no Japão, deu brilhante passe para o gol da vitória contra Camarões, fez um e deu passe para a vitória contra a Eslováquia, fez dois gols no Brasil e colocou a Holanda na frente, no jogo semifinal contra o Uruguai. Xavi fez boa copa e foi a cara da Espanha, mas não foi tão decisivo. O japonês Keisuke Honda também fez boa copa e foi uma grata surpresa.

Meia/atacante pela esquerda: Andrés Iniesta (Espanha)
Iniesta já era o melhor jogador em campo quando marcou o gol do título espanhol. Foi para coroar sua grande copa. Decisivo em todos os jogos, pecou pela falta de finalização em alguns jogos. Mas finalizou a bola mais importante do torneio. David Villa da Espanha fez grande copa, mas desapareceu nos últimos jogos. Luis Suárez do Uruguai também foi muito bem e protagonizou o lance mais sensacional do torneio.

Centroavante: Diego Forlán (Uruguai)
Foi o cara, o coração e a cabeça da surpreendente campanha uruguaia no torneio. Carregou o time nas costas. Finalizou e armou com a mesma competência. E foi o jogador que melhor tratou a Jabulani. A bola tem comportamento estranho? Azar dos goleiros. Forlán marcou 5 gols no torneio, sendo que 4 foram espetaculares. O ganês Asamoah Gyan também fez boa copa, pena ter ficado marcado por ter falhado no momento em que não poderia. E o quase recordista Klose fez boa copa, finalizando bem todo o volume de jogo alemão.

O Craque
Por tudo dito, Diego Forlán. Iniesta fica na segunda posição e Sneijder em terceiro.

O melhor jogo
ALemanha 4x1 Inglaterra. Intenso, polêmico, vibrante, cheio de alternâncias. Tudo o que um jogo histórico precisaria ter. O drama de Eslováquia e Itália também merece destaque. Fora e epopéia do lance final de Uruguai e Gana.

A surpresa da copa
O Japão. Não esperava nada e os japoneses fizeram uma copa brilhante. Foi a equipe que jogou mais próxima ao seu limite, o tempo todo.

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Outras reações frustradas na Fórmula 1

No último domingo, certamente Lando Norris fez uma leve refeição antes de participar do Grande Prêmio do Brasil sonhando com uma virada que aumentaria suas chances de ser campeão do mundo. Poucas horas antes ele havia feito a pole position para a corrida, enquanto seu rival Max Verstappen largaria apenas na 17ª colocação.  Poderia sonhar com um vitória e com a possibilidade de seu rival chegar ali em uma distante quinta colocação. A distância de 44 pontos poderia cair para 29 e, aí, por mais que continuasse difícil ser campeão, não daria para negar que era uma chance. No entanto o que se viu no domingo foi completamente diferente. Contando com uma atuação primorosa e um pouco de sorte, Max Verstappen conseguiu a vitória em São Paulo. Lando, por outro lado viu tudo dar errado - largada ruim, fim do VSC na hora em que entrava no boxe, enfim, e chegou em oitavo. A reação virou um provável título de Verstappen na próxima corrida em Las Vegas - ainda acho mais provável o título na Sprin...