Pular para o conteúdo principal

Um texto fracassado sobre Toy Story

No meio do meu bloqueio em escrever no Word, tentei escrever um texto sobre o filme Toy Story 3, que assisti quase 15 dias atrás. No geral eu odeio escrever sobre cinema, não tenho conhecimento teórico para isso. Mas, achei que eu tinha uma boa idéia. Por isso, comecei a escrever o texto assim.

"Vivemos numa era de imediatismo. Todos os dias somos bombardeados por uma centena de novas notícias, que logo esquecemos. Uma piada feita hoje, sobre um assunto do dia anterior, já é considerada antiga e ultrapassada. “Old” dizem na internet. As pessoas escutam mais música, vêem mais filmes. Coisas novas, baixadas na internet e logo deletadas. Tudo vem para logo ser esquecido.

Em um mundo em que nem as coisas novas são lembradas, imaginem as coisas antigas. Nem tão antigas, mas que com a velocidade do mundo atual parecem ser de antes da descoberta do fogo."


Achei o começo bom. Mas depois, fiquei sem ter o gancho que o ligasse com o filme, apesar de imaginá-lo em minha cabeça. Tentaria dizer que neste mundo, eu não imagino que as crianças de hoje assistam os desenhos de ontem. Em época de animações realistas e agitadas, na era do 3D que salta aos seus olhos, o que seria Toy Story? Um ultrapassado desenho, que há 15 anos era revolucionário por ser um desenho em 3D. No sentido de que os cenários tinham profundidade. Não era como nos sete anões que os desenhos só iam de um lado para o outro sobre um cenário qualquer. Hoje em dia, não há novidade nisso.

Essa minha percepção de que crianças de hoje não assistiriam Toy Story 3 hoje foi reforçada pelo fato de eu não ter visto crianças na sala em que fui. Várias pessoas que foram, da minha idade, também não as viram.

Eu tinha 8 anos quando vi Toy Story, não no cinema, mas numa fita de vídeo. Não me lembro o que achei, mas devo ter ido brincar com meus bonecos depois. De qualquer forma é um desenho que faz parte da minha geração, de quem tinha 8 anos, ou algo próximo, na época. Não me lembro de ter visto a segunda parte da história.

No meu texto fracassado, eu iria dizer que o grande mérito de Toy Story, mesmo parecendo um desenho fora de época, é que ele continua pertencendo a essa geração. O garoto Andy cresceu, tal qual os seus espectadores. Ele está indo pra faculdade, como muitos de nós e os seus brinquedos estão esquecidos, assim como nossos brinquedos também ficaram. Próximo a viagem ele precisa decidir o que fazer com eles. Jogar fora, doar, guardar no sótão ou levar.

O que se segue a seguir é uma pequena aventura dos brinquedos, que faz com que você se lembre nostalgicamente dos seus.

E o detalhe é o final. Emocionante. Ouvi relatos de pessoas que choraram. E eu entendo.

Além de ter envelhecido com seu público, o mérito de Toy Story 3 é tratar o assunto com sensibilidade. Passagem da infância para a vida adulta nunca é fácil. A série foi bem encerrada. Ou não, quem sabe um Toy Story 4 não seja feito, quando Andy tiver 60 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Outras reações frustradas na Fórmula 1

No último domingo, certamente Lando Norris fez uma leve refeição antes de participar do Grande Prêmio do Brasil sonhando com uma virada que aumentaria suas chances de ser campeão do mundo. Poucas horas antes ele havia feito a pole position para a corrida, enquanto seu rival Max Verstappen largaria apenas na 17ª colocação.  Poderia sonhar com um vitória e com a possibilidade de seu rival chegar ali em uma distante quinta colocação. A distância de 44 pontos poderia cair para 29 e, aí, por mais que continuasse difícil ser campeão, não daria para negar que era uma chance. No entanto o que se viu no domingo foi completamente diferente. Contando com uma atuação primorosa e um pouco de sorte, Max Verstappen conseguiu a vitória em São Paulo. Lando, por outro lado viu tudo dar errado - largada ruim, fim do VSC na hora em que entrava no boxe, enfim, e chegou em oitavo. A reação virou um provável título de Verstappen na próxima corrida em Las Vegas - ainda acho mais provável o título na Sprin...