Pular para o conteúdo principal

Memórias de Copa do Mundo (5)

Os Piores

No meio de tanto futebol, a Copa do Mundo é o momento em que você vê os piores jogos. Algumas das piores coisas que eu vi.

África do Sul 1x0 Eslovênia (Primeira Fase, 2002)
Um gol de cabeça sul-africano logo no começo. E mais nada. O jogo estava tão chato que eu resolvi começar a ler Incidente em Antares. E depois eu dormi. Não resisti a uma partida tão chata as 3h da manhã.

Trinidad & Tobago 0x0 Suécia (Primeira Fase, 2006)
A Suécia tinha um grande trio ofensivo, prometia dar trabalho na copa. E deu trabalho para assistir. Uma partida lamentável, com os caribenhos jogando todos dentro da área e uma sucessão de bolas cruzadas na área. Nas poucas vezes em que aconteceu alguma coisa, o goleirão Hislop defendeu.

Angola 0x1 Portugal (Primeira Fase, 2006)
Pauleta abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo. Era o prenúncio de uma goleada. Mas parece que império e colônia se satisfizeram. Portugal com a vitória e Angola sem o vexame. Ficou nisso.

Croácia 0x0 Japão (Primeira Fase, 2006)
Um jogo desgraçante. Um espetáculo sórdido. Em um momento houve um pênalti. Não me lembro para qual equipe. Mas o pênalti foi perdido. Como se para lembrar que você realmente estava vendo aquela partida horrível. O pior jogo de copa que eu já vi.

Suíça 0x0 Ucrânia (Oitavas de Final, 2006)
Uma chance aqui, outra acolá. E duas equipes que não tinham a menor idéia de como fazer um gol. A Suíça era tão ruim que conseguiu perder os seus três pênaltis, durante a disputa. Foram embora sem sofrer um único gol.

Os piores times.

Bulgária de 98: A Bulgária era um eterno saco de pancadas até Stoichkov carregar a equipe as semifinais em 94. A mesma equipe voltou em 98, só que envelhecida. E voltou a apanhar de todo mundo. Stoichkov estava gordo e o único gol marcado pela equipe foi na derrota por 1x6 contra a Espanha.

Arábia Saudita de 2002: Em 94 os árabes surpreenderam ao chegar as oitavas de final. Em 2002 apanharam de todo mundo. Levaram 12 gols em 3 jogos. Ganhar de pouco dos sauditas era sinônimo de vexame. Sendo que em 98 e 2006 o time foi uma merda também.

China de 2002: Era simplesmente inacreditável que eles participaram de uma copa do mundo.

Os piores jogadores

Al-Deayea: Goleiro saudita que bateu o recorde de gols sofridos na história das copas. E ele trabalhou forte para sofrer todos os 25 gols que sofreu em 10 jogos.

Issa: Zagueiro sul-africano que marcou dois gols contra no mesmo jogo. Um deles não foi tecnicamente contra, mas ele tocou nela antes de entrar. Incrível.

A Pior Arbitragem
Espanha 0x0 Coréia do Sul
Cruzamento na área, Morientes sobe livre e faz o gol. Cléber Machado grita gol. Só cinqüenta segundos depois ele percebeu que o gol havia sido anulado. Eu também. Porque? Ninguém jamais conseguiu ver nada que pudesse anular o gol. No segundo tempo, Joaquín cruza a bola na linha de fundo e Morientes livre faz de cabeça. O juiz anula de novo. O bandeirinha havia apontado que a bola havia saído antes do cruzamento. Mas não saiu, por 40cm. Nos pênaltis a Coréia do Sul ganhou. Um jogo bastante suspeito.

O gol mais perdido
Morales, centroavante uruguaio. O Uruguai terminou o primeiro tempo perdendo para o Senegal por 3x0, último jogo da primeira fase da Copa de 2002. O Uruguai só conseguiria a classificação em caso de vitória. No Segundo tempo, os uruguaios reagiram. Forlán marcou um golaço e o empate veio no fim do jogo. Aos 46, uma falta cobrada, o goleiro rebate e Morales quase debaixo do gol tinha só o trabalho de empurrar para as redes e classificar a celeste de maneira heróica. Ele cabeceou pra fora.

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Outras reações frustradas na Fórmula 1

No último domingo, certamente Lando Norris fez uma leve refeição antes de participar do Grande Prêmio do Brasil sonhando com uma virada que aumentaria suas chances de ser campeão do mundo. Poucas horas antes ele havia feito a pole position para a corrida, enquanto seu rival Max Verstappen largaria apenas na 17ª colocação.  Poderia sonhar com um vitória e com a possibilidade de seu rival chegar ali em uma distante quinta colocação. A distância de 44 pontos poderia cair para 29 e, aí, por mais que continuasse difícil ser campeão, não daria para negar que era uma chance. No entanto o que se viu no domingo foi completamente diferente. Contando com uma atuação primorosa e um pouco de sorte, Max Verstappen conseguiu a vitória em São Paulo. Lando, por outro lado viu tudo dar errado - largada ruim, fim do VSC na hora em que entrava no boxe, enfim, e chegou em oitavo. A reação virou um provável título de Verstappen na próxima corrida em Las Vegas - ainda acho mais provável o título na Sprin...