Pular para o conteúdo principal

O Adeus a Banca

Existem algumas coisas na sua vida que você não sabe quando é que começaram. São aspectos tão rotineiros, que você tem a certeza de que sempre esteve fazendo isso. Eu, por exemplo, não sei qual foi a primeira vez em que eu fui à banca do Jardim das Américas. Se tento puxar pela memória e vasculhar minhas lembranças, eu já me vejo lá dentro nas manhãs ou tardes de domingo. Desde que eu me conheço como gente, eu já frequentava esta banca. Simplesmente não me lembro como era a minha vida antes.

Sempre ia até lá nos domingos, acompanhando meu pai que ia comprar a Folha de São Paulo e alguma outra revista. Eu aproveitava para levar os gibis da Mônica, ou os álbuns de figurinhas do Campeonato Brasileiro ou Copa do Mundo. Depois, passei a levar as revistas de futebol, de música, curiosidades ou o que seja.

Acredito que quase todas as revistas que eu li na minha vida, eu conheci ali. Pode parecer estranho, mas sempre que eu acabava comprando uma revista em outra banca de jornal – quando estava viajando, ou por mero acaso – eu me sentia traindo a lealdade daquele espaço que sempre me aguardava aos domingos.

Aquela banca está ligada a minha história de vida. Eu cresci lá dentro. Acompanhei as principais notícias dos últimos anos em suas prateleiras, principalmente na época em que a internet não estava tão presente em nossas vidas (nem faz tanto tempo em que o mundo era assim). As minhas primeiras mesadas, gastei quase todas lá. A primeira vez em que assinei uma matéria no jornal, foi lá que eu vi.

Não sei porque eu comecei a ir até lá, já que minha memória me diz que eu sempre estive lá, mas talvez seja porque aquela era a banca mais próxima da minha casa. Nestes tantos anos que frequentei a banca, talvez 20 anos, lembro que ela teve três donos. A convivência fazia com que eles soubessem as revistas que eu compraria e me indicavam quando elas chegavam.

Neste tempo acompanhei a mudança do no Jardim das Américas. Antigamente era um bairro diferente, sem o shopping, o supermercado, a galeria. É até difícil lembrar o que existia por ali no começo. Só lembro de um terreno cheio de eucaliptos, onde depois foi construída a ampliação do shopping. Nestes tantos anos, a própria banca também mudou de calçadas, de formas.

Até que no último dia 20 de maio, a banca fechou. A dona nos explicou que não, ela não estava fechando apenas naquele domingo, que o fechamento era definitivo. Não sei dizer os motivos. Talvez seja uma queda nas vendas, que fez com que nós deixássemos de acompanhar as notícias do mundo em suas prateleiras. Talvez seja a violência, que afeta os comerciantes da região, perdi a conta das vezes em que a dona relatou ter sido assaltada.

O fato é que a banca fechou. Sua estrutura continua por lá, com uma placa de vende-se, mas ela está fechada. Desde então, passei a frequentar outra banca de jornal. Talvez seja a mesma coisa que a outra. Apenas prateleiras com revistas, jornais, encartes especiais. Mas não tem a mesma história, pelo menos para mim. A banca que eu frequentava fechou e eu fiquei órfão.

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Dicas para fazer exercícios

Sair de casa e entrar em uma academia não é fácil. O ambiente por vezes é meio opressor com seu som alto, figuras meio excêntricas e outras amedrontadoras. O resultado não aparece fácil. Você muitas vezes se sente o pior dos seres humanos quando compara a sua carga de exercícios com os outros. Minha dica para fazer exercícios em uma academia é simples: leve os seus fones de ouvido, coloque uma música que você goste e contemple o vazio da existência humana. Os fones devem ser confortáveis e é importante que eles não fiquem caindo toda hora. Vou te isolar do ambiente externo, o que é algo importante. A música precisa ser a que você gosta. Não precisa ser uma música animada, agitada ou coisa do tipo. Você precisa gostar. Esses dias malhei escutando Portishead e me senti muito bem. Ninguém recomendaria escutar Portishead na academia, mas se você gostar, não deve se intimidar. A trilogia do Bob Dylan 65-66 também funcionou muito bem. Pode parecer improvável ter um bom treino escutando Desol...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...