Pular para o conteúdo principal

Reflexões sobre as eleições

Algumas análises de alguém não tão entendido.

- Talvez "coronelismo" não seja o melhor termo, mas Mato Grosso vive no império de Blairo Maggi. Mauro Mendes conseguiu vencer em Cuiabá e Rondonópolis (particularmente surpreendente) e teve bons números em Sinop e Várzea Grande. Mas no interior remoto, sua derrota foi massacrante. A explicação? Nas cidades menores onde um líder político se faz influente, os votos são mais amarrados. E o grupo de Silval/Maggi domina essas regiões.

- Eu pelo menos, acho o segundo turno uma alternativa mais democrática.

- Mauro Mendes teve uma ascensão surpreendente. E surge como principal rival de Maggi. Não que seja absolutamente bom, são pessoas de perfis parecidos. Mas é inegável que uma oposição é necessária. Nos próximos 4 anos ele precisará se aproximar dessas lideranças do interior. Não adianta ganhar Cuiabá para chegar ao governo.

Cidades em que Silval ganhou em vermelho. Cidades em que Mauro ganhou, de amarelo.

- A vitória de Maggi no Senado era o resultado mais óbvio.

- Já Pedro Taques na segunda vaga foi uma surpresa. Uma campanha que começou lá embaixo e atropelou seus tradicionais concorrentes. Taques é um sopro de renovação.

- Abicalil é o grande derrotado. Brigou com o partido para ser o candidato e ficou de fora. Teve uma votação expressiva no Norte do estado, amarrado a Blairo Maggi. Mas perdeu no centro-sul e principalmente em Cuiabá. Onde ficou em quinto lugar, atrás até do simpático Procurador Mauro.

- Aliás, a capital ainda tem poder de eleger alguém nessa situação. A segunda vaga do Senado foi ganha por Taques aqui. Ele teve 170 mil votos a mais que Abicalil, desses 160mil apenas em Cuiabá. Mais 60 mil em Várzea Grande. Tirando as duas cidades, Abicalil teve uma vantagem de 50 mil no resto do estado.


No Mapa, a briga pelo segundo lugar. Abicalil em vermelho, Taques em amarelo, Antero em azul, Naildo em verde e Yanai em cinza.

- O PSDB saiu muito por baixo. Wilson não conseguiu ganhar em nenhuma cidade. Antero ganhou em apenas uma e ficou entre os dois primeiros em apenas quatro. Para piorar, apenas um deputado federal eleito e um estadual. A não eleição de Thelma de Oliveira, mostra que a influência de Dante está encerrada.

- Nenhuma novidade entre os deputados. Das três novas vagas, ninguém pode ser chamado de novo. Júlio Campos, Nilson Leitão e Ságuas Moraes são figurinhas carimbadas. Menos novidades ainda para a Assembléia.

- Marina Silva teve uma votação inexpressiva em Mato Grosso. Não conseguiu ficar pelo menos na segunda colocação em nenhuma cidade. O que de certa maneira era esperado. Um estado ruralista não daria muito apoio para a ambientalista. Ainda mais que um dos motivos para sua queda do Ministério do meio-ambiente foi um atrito com Blairo Maggi.

- O estado está bem dividido entre Serra e Dilma, como dá pra ver no mapa.

- No âmbito nacional, Marina Silva foi realmente o grande destaque. Seu crescimento (obteve o dobro de votos do que o esperado) foi o principal responsável pelo segundo turno. Marina surgiu como uma alternativa viável para quem não se motivava com Dilma ou Serra, que representam os grupos que estiveram no poder nos últimos 16 anos - com atuações parecidas, diga-se. Uma campanha que atraiu os jovens. Uma campanha mais limpa (pelo menos não vi santinhos dela espalhados pela cidade) e uma campanha que deu relevância ao PV.

- O segundo turno é importante. Seria ruim que o PT (ou melhor, Lula) colocasse Dilma (que poucas pessoas conheciam) logo de cara. Em certo momento, a vitória pareceu inevitável. Foi um período em que o partido começou a brigar com a imprensa (como se tivessem que derrotar outro adversário) e achar que ganharia de qualquer jeito. O PT tem que aprender a conviver melhor com as diferenças, para governar. E geralmente, a imprensa é sempre de oposição (quando não é comprada).

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab

Fã de Esporte

A vida no começo de 2005 era um pouco estranha. Eu tinha saído do colégio e passado no vestibular para jornalismo. Mas, devido ao atraso de programação provocado pelas greves, as aulas iriam começar só no final de abril. Foram quatro meses de um pequeno vácuo existencial. Talvez fosse até bom tirar um período sabático após o fim do Ensino Médio, mas seria melhor se fosse algo programado, enfim. Nesse período, boa parte da minha vida se dedicava a acompanhar a programação da ESPN Brasil. Não que eu já não acompanhasse antes, o Linha de Passe da segunda-feira era um compromisso de agenda há algum tempo, assim como o Sportscenter no fim do dia, principalmente nos dias de rodada noturna na quarta-feira. Eram tempos que a internet ainda engatinhava e o Sportscenter era uma grande oportunidade de saber os resultados da rodada. Aquela ESPN de José Trajano moldou o caráter de uma geração de jornalistas e fãs de esporte, como eles passaram a chamar seus telespectadores. Sempre gerava ironias de