Pular para o conteúdo principal

11 músicas especialmente tristes

Depois de escrever ontem sobre as músicas tristes, fiquei pensando nas músicas mais tristes que eu me lembrava. Não levei em conta músicas que fossem tristes sim, mas que pareçam apenas um descontentamento graças a uma noite mal dormida. Pensei sim, naquelas músicas que reflitam a dor na alma, de não estar satisfeito em estar na sua pele naquele momento.

Pensando rapidamente me lembrei de 15 músicas. Das quais descartei quatro:

Ocean Rain do Echo and The Bunnymen; tem uma beleza impar e um arranjo de cordas magistral, mas não é essencialmente triste.
Dumb dumb dumb, do Teenage Fanclub; é uma letra melancólica, e uma música triste, não traz nenhuma angustia com a situação.
Accused of Stealing, dos Delgados; há um certo clima de tristeza na música, mas a beleza está muito mais na cumplicidade ácida relatada na letra.
Deckchairs & Cigarettes dos Thrills; é uma música de lamentação, com uma passagem triste. Mas também não tem angustia.

Então cheguei a essa lista de 11 músicas, que considero, sim, incrivelmente, angustiantemente tristes.

1) The Beatles - For no One: Falei dela no post anterior. É uma música do dia seguinte ao fim do relacionamento. O dia começa, sua mente dói e ela não precisa mais de você. Ela saí com outros e diz que conheceu alguém, e que esse alguém não importa mais. Esse alguém no caso é você. E você não vai se esquecer dela.

2) Bob Dylan - It's all over now, baby blue: É uma música que fala sobre o fim de uma época. De Deixar tudo para trás, seu filho, as pessoas que morreram. Porque está tudo acabado.

3) The Verve - On Your Own: Poderia escolher mais umas três, ou quatro do magnificamente triste A Northen Soul de 1995. Mas On Your Own é a pior. A música de quem está com a corda no pescoço, em cima da ponte pensando se é a hora de se jogar. "A vida parecia tão obscena até acabar. Tudo o que eu quero é alguém que preencha o buraco que é a minha vida. E entre a vida e a morte, quando não há nada mais, você quer conhecer?".

4) Ryan Adams - Come Pick me Up: A música do amor que acabou de forma amarga. Quando alguém a chamar, será que ela vai ir até eles com um sorriso na cara? E vem o pedido para que a ex acabe de vez com sua vida. "Venha me buscar, me leve embora, foda com minha vida, roube meus discos, saia com meus amigos, eles são todos uns merdas, faça isso com um sorriso no rosto e faça mais de uma vez".

5) Radiohead - High and Dry: Poderia ser feita uma lista apenas de músicas tristes do Radiohead. Mas eu prefiro essa. A música de quem não tem mais nada. De quem viu a melhor coisa que você já teve ir embora, e agora você pede para que não o deixem só.

6) Big Star - Holocaust: Essa é mórbida, dentro do ultra melancólico Third de 1978. Mórbido é a palavra. "Seus olhos estão quase mortos, você não consegue sair da cama e você não consegue dormir" e "Eles estão nas escadas, rindo dos seus erros. Sua mãe está morta, você está sozinha, ela está na cama". Como se tristeza pouca não fosse bobagem a música termina com o seguinte verso: "Você é um rosto desperdiçado. É uma mentira de olhos tristes. Você é um holocausto". Some-se isso ao violino e o coro de funeral do fundo da música.

7) Elliott Smith - Alameda: Sabe quando o problema está em você? "Você anda pela alameda esperando esquecer os seus pesadelos". E ninguém quebrou o seu coração, foi você mesmo que fez isso. Tudo porque você não consegue terminar o que começa. Elliott Smith cometeu suicídio em 2002 com duas facadas no peito.

8) Eric Clapton - Tears in Heaven: O pai que acabou de perder um filho pequeno, de maneira trágica faz as seguintes pergunta: "você vai saber o meu nome, se eu te ver no céu?" e "Você apertaria minha mão?" É tão triste que dói.

9) Jeff Buckley - Lover You Should've come over: Poderia escolher outras quatro do Buckley filho. Mas essa é a música do exato momento em que o amor acaba, você acorda e ainda nem sabe direito o que aconteceu e esta preso numa corrente de pensamentos que passam na sua cabeça, nessa manhã chuvosa de funeral. O que você poderia fazer para o amor voltar? Ah, você é muito novo para aguentar essa situação, mais muito velho para largar tudo.

10) Los Hermanos - Sentimental: A música um pouco antes das coisas acabarem. Falar do que foi não vai te livrar de viver. Você tem o peso de viver. "Eu só aceito a condição de ter você só pra mim. Eu sei não é assim, mas deixa eu fingir e rir".

11) John Lennon - Mother: John não chegou a conhecer direito seu pai, e perdeu a mãe muito cedo. E sua relação com a mãe não era a mais próxima. No seu disco Plastic Ono Band de 1970 ele começa com a sincera afirmação de que: "Mãe você me teve, mas eu nunca tive você. Eu queria você, mas você não me quis". E depois "Pai você me deixou, mas eu nunca deixei você. Eu precisei de você, mas você não precisou de mim". E a música termina com gritos desesperados de "Mama don't go, dad come home".

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Uma legítima alegria do basquete brasileiro

O dia era 30 de Agosto de 2002. Já tinha visto algo sobre o Campeonato Mundial de Basquete realizado em Indianápolis - terra da lendária vitória na final do Pan de 1987. Milton Leite e Wlamir Marques estavam lá transmitindo os jogos pela ESPN e naquela tarde eu assisti os últimos minutos de Brasil x Turquia. Bem, nada como ser apresentado as loucuras do basquete de forma tão explícita assim. Aquele minuto final interminável, uma cesta de três do Marcelinho Machado no último segundo para garantir a vitória, o Milton Leite perdendo a voz na narração. Foi o início da minha jornada de sofrimento com a seleção brasileira de basquete masculino. Nesses 22 anos foram algumas poucas alegrias. Quase todas elas acompanhadas por uma enorme frustração dias depois. Vejamos os mundiais: Após essa vitória contra a Turquia o Brasil venceu Porto Rico e Angola para se garantir nas quartas-de-final. Depois, perdeu todos os jogos e terminou em oitavo lugar. Em 2006 não houve felicidade nenhuma, apenas um t...