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Promoção de aniversário

Já faz algum tempo que o marketing de toda e qualquer empresa tenta capitalizar em cima dos aniversários das pessoas. Com mensagens prontas que tentam parecer personalizadas e inúmeros descontos, a indústria tenta aproveitar a fragilidade emocional provocada pelo assoprar de velinhas para reforçar sua marca, fidelizar o cliente e, se pá, vender alguma coisa.

Como os seus dados hoje em dia estão nas mãos de várias empresas, chegamos ao insólito momento em que você muito provavelmente é mais parabenizado por marcas e seus robôs, do que por pessoas de verdade.

Neste ano, resolvi analisar as mensagens corporativas de aniversário que recebi na semana passada.

O primeiro de todos foi o NuBank, que enviou uma mensagem de parabéns pelo próprio aplicativo, com uns dois dias de antecedência, redirecionando para um vídeo no youtube que começava com a interrogação "achava que a gente ia esquecer?". Até eu ainda não me lembrava no momento. Achei um pouco desnecessário fazer com que as pessoas tenham que abrir vídeos no youtube.

A Air France me enviou um cupom de R$ 200 de desconto na compra de passagens. Sendo que se eu quiser viajar para qualquer lugar por eles eu vou gastar pelo menos uns R$ 4.000, não sei se me será muito proveitoso.

A Chilli Beans me convidou a renovar o meu visual, indo a alguma loja deles comprar um óculos ou um relógio ou sei lá o quê. Sem desconto nem nada, apenas o desejo de mudar.

O Meu Móvel de Madeira me deu 20% de desconto em todo o site, uma proposta que eu diria que é arrojada. Uma pena que não estou precisando comprar um móvel de madeira para chamar de meu neste momento.

Quem também deu desconto percentual foi a Ricardo Eletro, de 10%. Mas, para isso, me mandaram um e-mail que quase meu deu LER de tanto rolar a tela para baixo, enquanto dezenas, talvez centenas de velinhas virtuais ficavam para trás.

Quem nunca se esquece do meu aniversário é a Miarroba, provedora de fóruns da internet, na qual eu me cadastrei em 2003 e com a qual não tenho nenhum contato nos últimos 15 anos. Mesmo assim, todos os anos eles me enviam uma mensagem de parabéns que eu posso caracterizar como tenra e amigável, sempre em espanhol.

A Adidas me ofereceu 15% de desconto em um e-mail de parabéns meio frio. Quem também ofereceu desconto foi a loja São Paulo Mania, nesse caso, de 10%.

O Submarino também me enviou os parabéns, mas uma pena que o e-mail não carregou direito e eu jamais saberei o que é que eles tinham a me oferecer, ou me desejar.

Uma das mensagens mais curiosas, sem dúvida, foi da Nissan do Brasil. Eles explicaram que a cultura japonesa tem símbolos florais para cada dia do ano, com um significado específico. O meu aniversário tem como símbolo a TREPADEIRA DO MAR. Pode parecer extremamente jocoso, mas de acordo com a Nissan, as pessoas associadas à TREPADEIRA DO MAR são experientes e sabem se comportar em qualquer lugar. No mínimo curioso este concorrente do horóscopo.

Recebi um cartão de aniversário virtual da minha corretora de seguros, o que só pode ser um significado extremista do que é a vida adulta.

Descobri que as mailing lists do The Verve e do Snow Patrol são compartilhas, pois recebi mensagens de parabéns das duas bandas enviadas pelo mesmo e-mail. O Snow Patrol me convidou a comemorar a data escutando sua discografia inteira no Spotify - não é a melhor das comemorações. O Verve só queria que eu escutasse meus discos favoritos, o que é um pouco mais amigável.

O WhastsApp é a última fronteira do parabéns corporativo e também lá recebi algumas ofertas.

O Malcom Pub me convidou a comemorar o meu aniversário por lá, com benefícios incríveis: entrada de graça para 10 amigos e uma garrafa de vodca de graça, caso eu fosse lá com cinco amigos, tirasse uma foto e postasse no Instagram com uma hashtag. Nem parece que eu fui lá apenas uma vez.

O BreadLab me ofereeu 100% de desconto em um hipotético segundo hambúrguer. Pena que eu já havia comido demais na semana do meu aniversário.

Por fim, a ótima onde comprei meus óculos no ano passado me mandou uma mensagem "estou enganada ou hoje é um dia especial?". Não respondi. Devia ter respondido? Não sei. O fato é que três dias depois fui informado sobre descontos imperdíveis em relógios perdivelmente caros.

No fim das contas, não aproveitei nenhuma promoção.

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