Pular para o conteúdo principal

Sobre o turismo lá e aqui

Estava ano passado em João Pessoa, simpática capital da Paraíba. Entre as indas e vindas para a praia, planejávamos conhecer também as outras atrações da cidade, como o Centro Histórico, o Farol de Cabo Branco e o Bolero do Ravel de Jurandir do Sax na Praia do Jacaré. Perguntamos sobre como ir até esses locais no hotel (ótimo hotel, aliás) e recebemos uma lista de uma empresa turística, com o valor dos passeios para vários lugares.
Quer conhecer o belo centro histórico de João Pessoa? Contrate um passeio

Depois, acabamos conhecendo um taxista muito gente boa, que nos levou para um City Tour mais em conta e ainda nos disse qual ônibus poderíamos pegar para chegar até o Farol do Cabo Branco.

No Brasil, o turismo vive muito nessa cultura do passeio. Para tudo há um passeio. Em João Pessoa mesmo, não conseguíamos ficar um minuto na praia sem que aparecesse alguém oferecendo um passeio para as praias do sul, um passeio até recifes no meio do mar. Passeios, passeios.

Tudo bem, eu sou meio radical em relação aos passeios. Acho que eles matam a graça do turismo ao juntar vários turistas num mesmo local, tirando um contato mais natural com o habitat. Mas é demais. Vá a Paraty é veja vários passeios para ilhas, passeios para a floresta. Não faça turismo por conta própria, vá com alguém. Acredito que a CVC não faria tanto sucesso fora do Brasil.

Em um sábado, fomos até a rodoviária Tres Cruces em Montevidéu (bela rodoviária shopping), para comprar nossas passagens de volta para o Brasil. Passagens compradas, decidimos voltar de ônibus para o hotel. Fomos até a central de informações turísticas e quem nos atendeu nos deu um mapa, mostrou os principais interesses e disse que ônibus devíamos pegar para chegar perto do nosso hotel. Sim, se você quisesse poderia comprar um "passeio". Mas essa não é a única opção.

Depois, em Colônia do Sacramento, a mesma coisa. A mulher nos mostrou onde ficava o hotel, como chegarmos e quais eram as principais atrações da cidade. Não tentou nos oferecer passeios, dar um telefone de alguém que fosse nos levar a uma vinícola por um preço módico.

De volta ao Brasil, estamos em Gramado. Resolvemos passar no Centro de Informações Turísticas para pegar um mapa da cidade e perguntar sobre a melhor forma de ir para o Gramado. Fomos atendidos por um cidadão que quis nos oferecer passeios por vinícolas, para Canela, para parques. Não sabia informar direito se tinha ônibus para Canela, qual a frequência. Só sabia de passeios.

Uma lástima.

Por outro lado, tenho que elogiar o turismo em Santa Catarina. Pelo menos nas estradas de Santa Catarina.
Você não vai se perder para chegar até o Morro da Igreja e da Pedra Furada

Fiz um "passeio" por conta própria pela Serra Catarinense, até o Morro da Igreja. Me surpreendi com a quantidade de informação que existe nas estradas. Em cada canto há uma placa informando o que há na próxima cidade, quais são as atrações turísticas, se dá pra fazer turismo rural, ecoturismo, turismo de aventura, todas as grutas, morros, vistas. Não dá pra se perder.

Um trabalho de turismo, realmente.

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Outras reações frustradas na Fórmula 1

No último domingo, certamente Lando Norris fez uma leve refeição antes de participar do Grande Prêmio do Brasil sonhando com uma virada que aumentaria suas chances de ser campeão do mundo. Poucas horas antes ele havia feito a pole position para a corrida, enquanto seu rival Max Verstappen largaria apenas na 17ª colocação.  Poderia sonhar com um vitória e com a possibilidade de seu rival chegar ali em uma distante quinta colocação. A distância de 44 pontos poderia cair para 29 e, aí, por mais que continuasse difícil ser campeão, não daria para negar que era uma chance. No entanto o que se viu no domingo foi completamente diferente. Contando com uma atuação primorosa e um pouco de sorte, Max Verstappen conseguiu a vitória em São Paulo. Lando, por outro lado viu tudo dar errado - largada ruim, fim do VSC na hora em que entrava no boxe, enfim, e chegou em oitavo. A reação virou um provável título de Verstappen na próxima corrida em Las Vegas - ainda acho mais provável o título na Sprin...