Pular para o conteúdo principal

Pesquisa Datafolha

Fui olhar a planilha da última pesquisa do Datafolha para a eleição presidencial do ano que vem, sempre naquela tentativa de entender na segmentação o que os dados gerais omitem.

Certo que a situação é muito incerta, uma vez que o líder das pesquisas pode ser impedido judicialmente de concorrer e muitos dos cenários não traziam Marina Silva, que decidiu anunciou oficialmente ser candidata depois que a pesquisa já havia sido divulgada. Além disso, há uma série de nomes que é difícil acreditar que realmente irão para a disputa, como Álvaro Dias, Manuela D'Ávila, Guilherme Boulos e o Paulo Rabello de Castro.

Impressiona nos dados como realmente Lula é uma fortaleza no nordeste. Votação expressiva, tão expressiva, que os cenários sem ele trazem 40% de votos branco, nulos o indecisos na região. Todos candidatos são mais desconhecidos no nordeste do que nas outras regiões, exceção feita ao Lula: 100% da população local o conhece. As simulações de segundo turno são todas um massacre na região. Em compensação, no sudeste, exatamente metade dos eleitores não votariam nele em jeito nenhum.

Outro dado interessante é que 29% dos eleitores dizem que certamente votariam em um candidato apoiado por Lula. Isso ajuda a explicar o desejo de Ciro Gomes de colar no petista e quem sabe conseguir herdar todo esse espólio.

O segundo colocado Bolsonaro chama a atenção por crescer na intenção de votos entre os eleitores com nível superior e entre os mais ricos. No entanto, sua rejeição também é grande nesses setores: 41% dos eleitores com nível superior não votariam nele de jeito nenhum. 45% dos que ganham mais de 10 salários mínimos também não. O dado pode ser considerado normal, uma vez que a rejeição a todos os nomes aumentam nesses segmentos, mas o do ex-militar tem um índice um pouco maior (desconsiderando Lula, é claro).

Outro dado: Bolsonaro tem 23% da preferência do eleitorado masculino e 13% do feminino. Maior discrepância entre todos.

Marina Silva tem um rejeição maior entre os mais velhos. Isso não chegaria a assustar porque todos os candidatos, no fundo, tem uma rejeição maior entre os mais velhos. Sinal de desconfiança?

A única exceção é, por incrível que pareça, Michel Temer. Se a rejeição ao atual presidente é de 76% entre o eleitorado de 16 a 24 anos, entre aqueles com mais de 60 anos cai para "apenas" 58%. Sinal de que a maior rejeição ao seu mandato resulta da reforma da previdência e que o público mais idoso se preocupa menos com isso? Ou seria identificação?

Aliás, 87% dos eleitores não votariam em um candidato apoiado por Michel Temer. Como entender então a vontade de Temer e seus aliados de ter um candidato que defende o legado (?) do seu governo (Henrique Meireles)?

Comentários

Postagens mais visitadas

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

Imola 94

Ayrton Senna era meu herói de infância. Uma constatação um tanto banal para um brasileiro nascido no final dos anos 80, todo mundo adorava o Senna, mas eu sentia que era um pouco a mais no meu caso. Eu via todas as corridas, sabia os resultados, o nome dos pilotos e das equipes. No começo de ano comprava revistas com guias para a temporada que iria começar, tinha um macacão e um carrinho de pedal com o qual dava voltas ao redor da casa após cada corrida. Para comemorar as vitórias do Senna ou para fazer justiça com meus pedais as suas derrotas. Acidentes eram parte da diversão de qualquer corrida. No meu mundo de seis anos, eles corriam sem maiores riscos. Pilotos por vezes davam batidas espetaculares, saiam ricocheteando por aí e depois ficava tudo bem. Já fazia 12 anos que ninguém morria em uma corrida. Oito sem ninguém morrer em qualquer tipo de acidente. Os últimos com mais gravidade tinham sido o do Streiff e do Martin Donelly, mas eu nem sabia disso, para dizer a verdade. Não sab

Fã de Esporte

A vida no começo de 2005 era um pouco estranha. Eu tinha saído do colégio e passado no vestibular para jornalismo. Mas, devido ao atraso de programação provocado pelas greves, as aulas iriam começar só no final de abril. Foram quatro meses de um pequeno vácuo existencial. Talvez fosse até bom tirar um período sabático após o fim do Ensino Médio, mas seria melhor se fosse algo programado, enfim. Nesse período, boa parte da minha vida se dedicava a acompanhar a programação da ESPN Brasil. Não que eu já não acompanhasse antes, o Linha de Passe da segunda-feira era um compromisso de agenda há algum tempo, assim como o Sportscenter no fim do dia, principalmente nos dias de rodada noturna na quarta-feira. Eram tempos que a internet ainda engatinhava e o Sportscenter era uma grande oportunidade de saber os resultados da rodada. Aquela ESPN de José Trajano moldou o caráter de uma geração de jornalistas e fãs de esporte, como eles passaram a chamar seus telespectadores. Sempre gerava ironias de