Pular para o conteúdo principal

Rosberg no caminho inevitável da história

Em todas as 66 temporadas da Fórmula 1, poucas vezes um piloto conseguiu vencer as três primeiras corridas. Nessas poucas vezes, o autor da façanha acabou se tornando campeão do mundo. Na 67ª temporada da Fórmula 1, Nico Rosberg conseguiu vencer as três primeiras corridas. O que acontecer de agora em diante entrará inevitavelmente para a história.

Se for campeão, Nico será o segundo filho de campeão a repetir a façanha do pai. O segundo piloto a conquistar o título após dois vice-campeonatos em sequência (Prost foi o primeiro) e talvez a estatística mais impressionante: o piloto que precisou correr mais corridas para ser campeão pela primeira vez. Nigel Mansell é o atual recordista com 176 corridas antes de conquistar o título e Rosberg já largou 188 vezes.

Nico não será o campeão mais brilhante de todos os tempos. Aproveita-se de um carro muito superior em relação a concorrência e mantém a calma enquanto Lewis Hamilton mantém o hábito de entrar em combustão espontânea ainda nas primeiras curvas e precisar fazer corridas inteiras na zona do sufoco.

Por outro lado, Nico pode perder o título. Acredito que em toda a história, nunca um piloto que conquistou as três primeiras corridas pareça tão improvável campeão quanto Rosberg agora. Justamente por ele ser Nico Rosberg.

Até 1960, as 500 milhas de Indianapolis faziam parte do calendário da Fórmula 1, geralmente como a segunda e a terceira corrida do ano. Mesmo dentro do calendário, raríssimos pilotos europeus disputavam a corrida e assim, tecnicamente, ninguém conseguia vencer as três primeiras corridas do ano. No entanto, Fangio duas vezes e Alberto Ascari, uma vez, venceram suas três primeiras corridas e foram campeões.

Depois disso, vencer as três primeiras corridas do ano se tornou um evento incrivelmente raro e apenas em 1991 Ayrton Senna repetiu o feito, vencendo ainda a quarta corrida da temporada. Foi campeão com alguma tranquilidade, apesar de uma aproximação de Mansell com a Williams no meio da temporada.

Em 1992, Nigel Manssel venceu as cinco primeiras corridas do ano. Foi campeão com cinco corridas de antecedência.

Em 1994, Michael Schumacher venceu as quatro disputas iniciais. No entanto, a Benetton cometeu algumas irregularidades, Schumacher também, punido, ele ficou de fora de algumas corridas, Damon Hill tirou uma diferença incrível de pontos e chegou a última etapa do ano, na Austrália, apenas um ponto atrás do alemão. Schumacher forçou um acidente e acabou o campeão polêmico do ano.

Em 1996 Damon Hill iniciou com três vitórias seguidas. Manteve vantagem segura para Jacques Villeneuve durante toda a temporada e conquistou seu único título na categoria.

Em 2000, Michael Schumacher venceu as três primeiras corridas. A McLaren cresceu na temporada e o alemão acabou por ser o único dessa lista a perder a liderança da temporada. No entanto, uma arrancada no final do campeonato o levou ao tricampeonato.

Por fim, em 2004, Schumacher iniciou a temporada com cinco vitórias consecutivas e não é preciso dizer que ele foi campeão com enorme facilidade, ainda no mês de agosto.

Desde então, ninguém conseguiu vencer três corridas em sequência no início do ano. Até Rosberg agora.

Qual história ele irá escrever?

Comentários

Postagens mais visitadas

Fuso Horário

Ela me perguntou sobre o fuso horário, se era diferente do local onde estávamos. Sim, informei que Mato Grosso está uma hora atrasado em relação ao Ceará. Perguntou se sentíamos alguma diferença, tive que falar que não. A pergunta sobre o fuso horário foi o suficiente para uma pequeno comentário sobre como lá no Ceará o sol se põe cedo e nasce cedo. Isso é exatamente ao contrário do Paraná, de onde ela veio, onde o sol se põe muito tarde. Ela demorou para se acostumar com isso. Não é nem seis da tarde e o sol se pôs. Não é nem seis da manhã e o sol já está gritando no topo do céu. Pensei por um instante que esse era um assunto de interesse dela. Que ela estava ali guiando turistas até um restaurante não facilmente acessível em Canoa Quebrada, mas o que ela gosta mesmo é do céu. Do movimento dos corpos, da translação e etc. Talvez ela pudesse pesquisar sobre o assunto, se tivesse o incentivo, ou se tivesse a oportunidade. Não sei. Talvez ela seja feliz na sua função atual. Talvez tenha ...

Os 50 maiores artilheiros do São Paulo no Século

(Até o dia 4 de fevereiro de 2024) 1) Luís Fabiano 212 gols 2) Rogério Ceni 112 gols 3) Luciano 87 gols 4) Jonathan Calleri 76 gols 5) França 69 gols 6) Dagoberto 61 gols 7) Borges 54 gols 8) Hernanes 53 gols 8) Lucas Moura 53 gols 10) Kaká 51 gols 11) Alexandre Pato 49 gols 12) Washington 45 gols 13) Reinaldo (Atacante 2001-2002) 41 gols 13) Grafite 41 gols 15) Danilo 39 gols 15) Diego Tardelli 39 gols 17) Souza 35 gols 18) Pablo 32 gols 18) Reinaldo (o lateral esquerdo) 32 gols 20) Hugo 30 gols 21) Brenner 27 gols 22) Gustavo Nery 26 gols 23) Alan Kardec 25 gols 24) Paulo Henrique Ganso 24 gols 25) Aloísio Chulapa 23 gols 26) Júlio Baptista 22 gols 26) Jorge Wagner 22 gols 26) Michel Bastos 22 gols 26) Aloísio Boi Bandido 21 gols 30) Cicinho 21 gols 30) Jadson 21 gols 30) Osvaldo 21 gols 33) Fábio Simplício 20 gols 33) Cícero 20 gols 33) Christian Cueva 20 gols 33) Robert Arboleda 20 gols 37) Thiago Ribeiro 19 gols 38) Amoroso 18 gols 39) Adriano Imperador 17 gols 39) Fernandinho 17 ...

Outras reações frustradas na Fórmula 1

No último domingo, certamente Lando Norris fez uma leve refeição antes de participar do Grande Prêmio do Brasil sonhando com uma virada que aumentaria suas chances de ser campeão do mundo. Poucas horas antes ele havia feito a pole position para a corrida, enquanto seu rival Max Verstappen largaria apenas na 17ª colocação.  Poderia sonhar com um vitória e com a possibilidade de seu rival chegar ali em uma distante quinta colocação. A distância de 44 pontos poderia cair para 29 e, aí, por mais que continuasse difícil ser campeão, não daria para negar que era uma chance. No entanto o que se viu no domingo foi completamente diferente. Contando com uma atuação primorosa e um pouco de sorte, Max Verstappen conseguiu a vitória em São Paulo. Lando, por outro lado viu tudo dar errado - largada ruim, fim do VSC na hora em que entrava no boxe, enfim, e chegou em oitavo. A reação virou um provável título de Verstappen na próxima corrida em Las Vegas - ainda acho mais provável o título na Sprin...