Pular para o conteúdo principal

Relógios

Júlio Cortazar já dizia "quando dão a você de presente um relógio estão dando um pequeno inferno enfeitado". (Vale a pena se alongar antes de discorrer sobre a idéia, porque o trecho é genial).

Não dão somente o relógio, muitas felicidades e esperamos que dure porque é de boa marca, suíço com âncora de rubis; não dão de presente somente esse miúdo quebra-pedras que você atará ao pulso e levará a passear. Dão a você — eles não sabem, o terrível é que não sabem — dão a você um novo pedaço frágil e precário de você mesmo, algo que lhe pertence mas não é seu corpo, que deve ser atado a seu corpo com sua correia como um bracinho desesperado pendurado a seu pulso. Dão a necessidade de dar corda todos os dias, a obrigação de dar-lhe corda para que continue sendo um relógio; dão a obsessão de olhar a hora certa nas vitrines das joalherias, na notícia do rádio, no serviço telefônico. Dão o medo de perdê-lo, de que seja roubado, de que possa cair no chão e se quebrar. Dão sua marca e a certeza de que é uma marca melhor do que as outras, dão o costume de comparar seu relógio aos outros relógios. Não dão um relógio, o presente é você, é a você que oferecem para o aniversário do relógio.
Voltamos.

Se o relógio pode ser um pequeno inferno enfeitado, o que dizer dos relógios decorativos? Desses relógios vendidos em lojas de recordação. A criatividade para desenvolver as formas é impressionante.

Para que fazer um cartão que mostra as horas, se nós podemos colocá-los sobre molas tortas? Colocar o relógio de cabeça para baixo? Que só se consiga enxergar as horas se olhado no espelho? Colocar um relógio pendurado por fios que se ligam a grandes barras laterais. Você não compra o relógio para decorar a sua mesa, mas sim, tem que construir uma casa que se adapte ao relógio. Para piorar, a pilha sempre acaba rápido.

Claro que os relógios se juntam aos apontadores, padrões de azulejo, desenhos de tapete. Outras tantas coisas que me fazem pensar "quem teve a idéia de fazer isso?".

Comentários

Postagens mais visitadas

O Território Sagrado de Gilberto Gil

Gilberto Gil talvez não saiba ou, quem sabe saiba, mas não tenha plena certeza, mas o fato é que ele criou a melhor música jamais feita para abrir um show. Claro que estou falando de Palco, música lançada no álbum Luar, de 1981 e que, desde então, invariavelmente abre suas apresentações. A escolha não poderia ser diferente agora que Gil percorre o país com sua última turnê, chamada "Tempo Rei" e que neste último sabado, 7 de junho, pousou na Arena Mané Garrincha, em Brasília.  "Subo neste palco, minha alma cheira a talco, feito bumbum de bebê". São os versos que renovam os votos de Gil com sua arte e sua apresentação. Sua alma e fé na música renascem sempre que ele sobe no palco. "Fogo eterno pra afugentar o inferno pra outro lugar, fogo eterno pra  consumir o inferno fora daqui". O inferno fora do palco, que é o seu território sagrado. Território define bem o espetáculo de Gil. Uma jornada por todos os seus territórios, da Bahia ao exílio do Rio de Janeir...

Aonde quer que eu vá

De vez em quando me pego pensando nisso. Como todos sabem, Herbert Vianna, dos Paralamas do Sucesso, sofreu um acidente de avião em 2001. Acabou ficando paraplégico e sua mulher morreu. Existe uma música dos Paralamas, chamada "Aonde quer que eu vá" que é bem significativa. Alguns trechos da letra: "Olhos fechados / para te encontrar / não estou ao seu lado / mas posso sonhar". "Longe daqui / Longe de tudo / meus sonhos vão te buscar / Volta pra mim / vem pro meu mundo / eu sempre vou te esperar". A segunda parte, principalmente na parte "vem pro meu mundo" parece ter um significado claro. E realmente teria significado óbvio, se ela fosse feita depois do acidente. A descrição do acidente e de estar perdido no mar "olhos fechados para te encontrar". E depois a saudade. O grande detalhe é que ela foi feita e lançada em 1999. Dois anos antes do acidente. Uma letra que tem grande semelhança com fatos que aconteceriam depois. Assombroso.

A Copa até aqui

Melhor jogo: Alemanha 4x1 Inglaterra Pior Jogo: Argélia 0x1 Eslovênia Melhor time: Argentina Pior Time: Coréia do Norte Surpresa: Japão Decepção: Itália Seleção da copa: Benaglio (Suíça); Lahm (Alemanha), Godín (Uruguai), Juan (Brasil) e Fucile (Uruguai); Kevin Boateng (Gana) e Bradley (Estados Unidos); Donovan (Estados Unidos), Sneijder (Holanda) e David Villa (Espanha); Diego Forlán (Uruguai). Melhor jogador: Landon Donovan.